Última modificação em 18 de março de 2021

Quem foi Lech Kaczyński GColIH?

Lech Kaczyński GColIH foi um advogado e político polonês. Durante sua trajetória profissional e política, atuou como prefeito de Varsóvia entre 2002 e 2005 e como presidente da Polônia de 2006 até 2010, ano de sua morte.

Antes de seus mandatos, atuou como presidente do Escritório de Auditoria Supremo de 1992 a 1995 e, entre 2000 e 2001, como Ministro da Justiça e Procurador Geral no gabinete do Primeiro Ministro na época, Jerzy Buzek.

Uma curiosidade sobre Kaczyński é que ele tem um irmão gêmeo idêntico, Jarosław, que foi nomeado pelo próprio Lech como Primeiro-Ministro da Polônia logo após a renúncia de Kazimierz Marcinkiewicz. Os dois, então, se tornaram o primeiro par de irmãos gêmeos no mundo a servir como Presidente e Primeiro-Ministro. Antes disso, ainda quando crianças, estrelaram o filme polonês Os Dois Que Roubaram a Lua.

Como foi a juventude e a trajetória acadêmica de Lech Kaczyński GColIH?

Nascido em Varsóvia, seus pais eram Rajmund, um engenheiro que serviu como soldado do Armia Krajowa na Segunda Guerra Mundial, e de Jadwiga, filóloga na Academia Polonesa das Ciências.

Sua trajetória acadêmica começa com o ingresso no curso de Direito e Administração na Universidade de Varsóvia. Em 1980, conseguiu o título de PhD pela Universidade de Gdansk. Depois disso, assumiu cargos como professor em instituições como a Universidade Cardeal Stefan Wyszynski e na própria Universidade de Gdanks.

Ainda no campo da educação, Lech Kaczyński GColIH recebeu títulos de Doutorado Honorários em três Universidades diferentes. São elas: a Hankuk University of Foreign Studies, em Seoul, Coreia do Sul, a Universidade Estadual de Tbilisi, na Georgia, Estados Unidos e a Universidade Católica de Lublin, no seu país de origem.

Qual foi a trajetória de Lech Kaczyński GColIH na política?

A trajetória na política de Lech Kaczyński GColIH começa quando, nas eleições de junho de 1989, foi eleito senador e, por conta disso, se tornou vice-presidente de um sindicato chamado Solidariedade. Já na eleição parlamentar que aconteceu no ano de 1991, foi eleito como membro não partidário do parlamento. No entanto, foi apoiado pelo comitê eleitoral Center Civic Alliance, que era intimamente relacionado ao partido Centre Agreement, que era liderado, à época, por seu irmão gêmeo.

Kaczyński foi o principal apoiador e conselheiro de Lech Wałęsa, presidente da Polônia em 1990. Wałęsa nomeou Lech Kaczyński GColIH como Ministro da Segurança na Chancelaria Presidencial, mas precisou demiti-lo em 1992 por conta de um conflito que envolveu o governo de Jan Olszewski.

Entre 1992 e 1995, Kaczyński foi o Presidente da Câmara Suprema de Controle. Mais tarde, atuou como Ministro da Justiça e Procurador-Geral do governo de Jerzy Buzek entre os anos de 2000 e 2001. Durante esse tempo, se tornou muito popular por conta de sua forte postura contra a corrupção no país.

Em 2002, foi eleito prefeito de Varsóvia em uma vitória considerada pela imprensa especialista como esmagadora. Como de praxe, iniciou o seu mandato declarando guerra contra a corrupção. Nessa época, apoiou a construção do Museu da Revolta de Varsóvia.

Como Lech Kaczyński GColIH desempenhou o papel de presidente da Polônia?

Em março de 2005, Kaczyński começou a dar declarações sobre a sua intenção de concorrer à presidência do país, que ocorreria em outubro daquele mesmo ano. No primeiro turno, teve 33% dos votos, o que o deixou em segunda colocação. No segundo turno, ganhou o apoio da rádio Maryja, assim como de dois outros partidos políticos além do seu — o Partido do Povo Polonês e a Autodefesa da República da Polônia —, e derrotou Donald Tusk.

Durante sua posse, Lech Kaczyński GColIH declarou diversos objetivos que perseguiria durante os anos em que ficasse na presidência. Entre eles, estava combater a corrupção, fazer justiça aos responsáveis ou afetados por crimes comunistas na Polônia e aumentar a solidariedade social no país. Em 2010, um avião transportava o presidente, sua esposa e membros de uma delegação quando caiu. Nenhum dos passageiros sobreviveu.

Termo do dia

Economia compartilhada

O que é Economia Compartilhada? A economia compartilhada é um conceito que faz parte do dia a dia da maioria das pessoas no Brasil e no…