Kenneth French
Quem é Kenneth French?
Kenneth Ronald French é o nome de um proeminente economista estadunidense, nascido ainda em 1954. Graduado em Economia pela Universidade Lehigh, French tem uma série de outras formações: um MBA, um mestrado e um doutorado (PhD), todos concluídos na Universidade de Rochester em um intervalo de apenas 8 anos.
Essas formações são importantes justamente porque o principal destaque de Kenneth French é a sua contribuição teórica para o mercado financeiro. Juntamente com outro economista, o prêmio Nobel de Economia Eugene Fama, ele desenvolveu uma série de dissertações, cujo tema central geralmente gira em torno dos mecanismos de apreçamento dos ativos.
Outros pontos abordados nas pesquisas dele são: os riscos dos investimentos, assim como os seus retornos, no mercado doméstico e internacional, o custo de capital, a regulação do sistema financeiro e a estrutura patrimonial das companhias.
Mais de 10 prêmios lhe foram concedidos por esses trabalhos, além de cargos relevantes em corpos docentes de diversas universidades renomadas. Entre elas, estão inclusas o MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a Universidade Yale, a Universidade de Chicago, a Universidade da Califórnia e, mais recentemente, a Faculdade de Dartmouth.
Como Kenneth French ganhou notoriedade no mercado financeiro?
O principal produto das pesquisas de French com Eugene Fama é o chamado "Fama-French Three Factor Model" (em tradução livre, significa algo como o "Modelo de Três Fatores Fama-French"). Como o próprio nome indica, o modelo criado pelos dois é composto por 3 elementos, que se destinam a descrever o retorno oferecido pelos ativos. São eles:
- O Mercado, que mensura o retorno do mercado descontado a taxa livre de risco;
- O Small Minus Big Factor (SMB), que relaciona a diferença de performance dos papéis de empresas menor valor vs empresas de elevado valor;
- O High Minus Low Factor (HML), que trata da diferença de desempenho de papéis de empresas que tenham uma baixa relação book-to-market frente a empresas com alto book-to-market. O book-to-market é a razão entre o seu valor de mercado e o seu valor patrimonial.
Para conhecer mais do Modelo Fama-French, sugerimos que leia o artigo completo que preparamos sobre o assunto. E ele está para lá de completo mesmo, oferecendo detalhes incríveis sobre a forma como ele é aplicado. Incrível, não é? Para acessá-lo, clique aqui.
Caso queira entender melhor as demais teorias de Eugene Fama, cuja contribuição de Kenneth French é inegável, também não deixe de conferir o nosso artigo sobre este grande economista - ele até ganhou um Nobel da Economia, se lembra? Ele está disponível aqui.