Logo Mais Retorno
termos

Joshua Angrist

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/01/2022 às 14:46 -
Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Quem é Joshua Angrist?

Joshua Angrist é um economista israelense-americano e professor de Economia no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). Nascido em 1960, tem dupla cidadania — israelense e americana — e mora na cidade de Brookline. Durante a sua carreira recebeu diversas honrarias e prêmios, inclusive o Prêmio Nobel de Economia em 2021 junto de outros dois colegas de profissão e pesquisas.

Angrist está classificado como um dos maiores economistas do mundo especializado em economia da educação, economia urbana e economia do trabalho.

É conhecido por seu uso de projetos de pesquisas quase experimentais para estudar os efeitos das políticas públicas e das mudanças nas circunstâncias econômicas ou sociais. Ele também é co-fundador e codiretor da School Effectiveness & Inequality Initiative, que estuda a relação entre a desigualdade de renda e capital humano nos Estados Unidos.

Qual é a trajetória pessoal e acadêmica de Joshua Angrist?

Angrist nasceu em uma família judia em Ohio, nos Estados Unidos, mas foi criado em Pittsburgh, na Pensilvânia. Foi lá que se formou na Taylor Allderdice High School no ano de 1977. Já o seu bacharelado em Economia, recebeu em 1982 pela Oberlin College.

De 1982 a 1985, viveu em Israel e chegou a servir as Forças de Defesa do país como paraquedista. Ao retornar aos Estados Unidos, recebeu um M.A. e um Ph.D. também em Economia pela Princeton University em 1987 e 1989 respectivamente.A sua tese de doutorado, com o título de “A Análise Econométrica da Loteria da Era do Vietnã” foi supervisionada por Orley Ashenfelter. Posteriormente, foi publicada em partes pela American Economic Review.

Em termos de pesquisa, até hoje os interesses de Joshua incluem a economia da educação e reforma escolar, programas sociais e o mercado de trabalho, além dos efeitos da imigração, regulamentação de instituições do mercado de trabalho e métodos econométricos para avaliação de políticas e programas. Ele está entre os 50 primeiros entre mais de 56 mil economistas registrados no IDEAS-RePEc no quesito de produção de pesquisas.

Como começou a trajetória profissional de Joshua Angrist?

Depois de completar o Ph.D., Joshua ingressou na Universidade de Harvard como professor assistente e permaneceu até o ano de 1991, quanto retornou para Israel como um conferencista sênior — o equivalente à mesma função em que atuava nos Estados Unidos.

Depois de ser promovido a professor associado na Universidade Hebraica, se juntou ao Departamento de Economia do MIT em 1996 e foi promovido a professor titular em 1998.Desde 2008, Angrist atua como Professor de Economia do MIT e ensina Economia do Trabalho e Econometria para seus alunos. Ainda no campo profissional, em 2018 atuou como professor visitante na Universidade de Columbia.

É afiliado ao IZA Institute of Labor Economics, à American Economic Association, Population Association of America, National Bureau of Economic Research e outras instituições. Também desempenhou funções editoriais em revistas como Econometrica, American Economic Journal, Applied Economics e Journal of Labor Economics.

Quais são as honras e prêmios concedidos a Joshua Angrist?

Angrist é pesquisador do IZA (Institute for the Study of Labor). Também é membro da Sociedade Econométrica e foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências no ano de 2006.

No ano seguinte, recebeu um doutorado honorário em Economia pela Universidade de St. Gallen. Além disso, recebeu o prêmio John von Neumann de 2011, concedido pelo Rajk László College for Advanced Studies em Budapeste.

O prêmio mais notável recebido por Joshua Angrist, no entanto, foi o Nobel de Economia de 2021, juntamente com David Card e Guido Imbens. O prêmio foi concedido pelas contribuições metodológicas para a análise de relações causais dos ganhadores. Além da honraria, os três dividiram o valor da premiação em questão.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!