Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

John F. Nash Jr.: saiba quem é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/11/2022 às 12:40 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Quem foi John F. Nash Jr.?

John F. Nash Jr. foi um matemático estadunidense. Ele trouxe diversas teorias importantes para o mundo contemporâneo, como a Teoria dos Jogos e a geometria diferencial, por exemplo.

Seus feitos o levaram a vencer o cobiçado Prêmio Nobel de Economia, no ano de 1994. Na oportunidade, dividiu o prêmio com John Harsanyi e Reinhard Selten.

Sua história foi tão vencedora que ele também viria a ganhar um filme em sua homenagem. Batizado de "Uma Mente Brilhante". O conteúdo foi amplamente premiado em uma das noites de gala do cinema: o Oscar.

A infância de John F. Nash Jr.

John F. Nash Jr. nasceu nos Estados Unidos, no ano de 1928. E, desde pequeno, já mostrou uma inteligência acima da média, seja por meio da facilidade com matéria de exatas, seja através do seu lado curioso. Ainda enquanto criança, afinal, ele começou a testar experiências em seu quarto.

O perfil inteligente também o afastou, durante a infância, de ciclos sociais. Ele preferia ficar sozinho do que compartilhar de atividades comuns às crianças — como praticar esportes ou sair com amigos.

Após concluir a escola, John F. Nash Jr. frequentou a Universidade Carnegie Mellon, localizada na Pensilvânia. Formou-se em matemática, no ano de 1948.

A trajetória profissional de John F. Nash Jr.

Após a sua formação profissional em Matemática, John F. Nash Jr. Seu primeiro emprego oficial (ainda enquanto mais novo, ele já havia trabalhado em um jornal local) foi na região de White Oak.

Na oportunidade, ele participou de um projeto para a Marinha dos Estados Unidos, mas logo recebeu convites para retornar ao ambiente acadêmico. Assim, na sequência, ele foi para a Universidade de Princeton.

Por lá, ele concluiu um doutorado onde desenvolveu o Equilíbrio de Nash, importante teoria econômica sobre a tomada de decisão e os efeitos de uma mudança de estratégia unilateral.

John F. Nash Jr. também trabalhou como professor na área acadêmica, no Instituto Tecnológico de Massachusetts. 

O fim da vida de John F. Nash Jr.

Apesar de uma carreira gloriosa e relevante no ambiente acadêmico, nem só de alegrias foi a vida de John F. Nash Jr. No ano de 1958, ele começou a demonstrar alguns sinais de esquizofrenia — um distúrbio que afeta a maneira de pensar dos seres humanos.

Com base nesse problema, John F. Nash Jr. passou a desenvolver algumas teorias conspiratórias, dificultando um relacionamento saudável. Isso o levou até mesmo a ser internado em um hospital psiquiátrico.

John F. Nash Jr. faleceu em 23 de maio de 2015, após um acidente de trânsito.

John F. Nash Jr. e a Teoria dos Jogos

Uma das principais conquistas de John F. Nash Jr. foi a formulação da Teoria dos Jogos, fator que o levou à conquista do importante e cobiçado Prêmio Nobel.

A tese se baseia nas decisões como parte de um jogo. Neste jogo, as decisões tomadas pelos participantes afetam os demais. É justamente o que acontece em qualquer área — economia, política, negócios, entre outros. Desta forma, a escolha de uma estratégia afeta diretamente outros participantes.

Um exemplo prático é a definição da taxa básica de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Cada escolha traz consequências para os participantes do "jogo". Um aumento na Taxa Selic, por exemplo, afeta negativamente a oferta de crédito, algo que dificulta a tomada de dívida.

Ou seja, cada escolha no universo econômico afeta diretamente os demais agentes do mercado. É esse pensamento da Teoria dos Jogos que, entre outras conquistas, gerou destaque para John F. Nash Jr., levando até mesmo à indústria cinematográfica se interessar em contar a sua história.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre