Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Jim Walton: saiba quem é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/11/2022 às 17:45 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Jim Walton?

James Walton, também chamado de Jim Walton nasceu em 1948, em Newport, Estados Unidos. Filho mais novo de Sam e Helen Walton, Jim é o herdeiro do pai nos negócios da família, a rede de lojas de varejo Walmart. Além do Walmart, o empresário também detém 44% em ações do Arvest Bank.

Jim Walton faz parte da família mais rica dos Estados Unidos, sendo uma das mais ricas do mundo. Sua irmã, Alice Walker figura em primeiro lugar na lista de mulheres mais ricas do mundo da Forbes [/LINK]. Ele próprio também está entre os homens mais ricos do mundo tendo sua fortuna avaliada em US$ 60,2 bilhões de dólares.

Walton se graduou em Marketing pela Universidade do Arkansas em 1971. Antes de se comprometer com os negócios da família, o empresário tirou um ano para fazer viagens pelo mundo além de conseguir uma licença para pilotar aviões. Após o ano sabático, Jim Walton se tornou um dos administradores de uma das empresas da família. Logo ele se juntou à Walton Enterprises.

Como Jim Walton se tornou rico?

Jim Walton nasceu rico. Seu pai, Sam Walton foi o fundador do império da família, o Walmart, sendo que este nasceu durante a Grande Depressão dos Estados Unidos e trabalhou para tirar a própria família de problemas financeiros. Walton pai lutou na II Guerra Mundial e ao retornar para casa trabalhou em mercados no setor de gerenciamento.

Logo, Sam Walton conseguiu comprar seu próprio mercado. Desde muito jovem, o pai de Jim Walton foi considerado um jovem visionário que conseguia olhar além do comum. Assim, fazendo uso dessa inteligência e agilidade para os negócios, Sam acabou formando uma parceria com o irmão, Bud Walton que se tornou seu sócio.

A década de 1950 dos Estados Unidos foi muito próspera para investidores uma vez que a guerra tinha trazido benefícios econômicos para o país, alçando a economia ao alto e promovendo um estado de bem-estar que atingiu a maior parte da população.

Há um período de culto ao american way of life, ou ao “estilo de vida americano”, largamente disseminado em filmes e séries. Esse período vende a imagem de um dos mais ricos e satisfatórios da vida no país. Assim, a família Walton foi uma das beneficiárias desse boom econômico.

Portanto, Jim Walton é parte dessa família de bilionários que detém uma das maiores fortunas do mundo. A família também gerencia instituições filantrópicas como a Walton Family Foundation que já contribuiu com mais de US$ 6,2 bilhões em ações sociais. Junto da irmã Alice Walton, o empresário direciona o auxílio da fundação filantrópica da família para o mundo das artes.

Quais são os negócios de Jim Walton?

A família Walton possui uma série de empreendimentos diversificados. Para gerir o patrimônio familiar há a Walton Enterprises LCC, fundada pelo patriarca da família, Sam Walton. A outra empresa é Walton Family Holding Trust que se ocupa em administrar os ativos.

Além dessas duas empresas de gestão, há o carro chefe que é o Grupo Walmart, a rede de varejo onde tudo começou. Presente em mais de 25 países, o grupo possui mais de 11.000 lojas e conta com os maiores números de empregados do mundo enquanto empresa privada.

O Arvest Bank é também uma rede de empreendimentos bancários, atualmente presidido por Jim Walton. Originalmente o banco se chamava Bank of Bentonville, porém mudou de nome em 2006 para dar conta de seu tamanho que já não se restringia a uma única cidade.

No ramo da imprensa, a família Walton também detém o Community Publishers Inc (CPI), um portal online que cuida do jornal e da editora pertencente à família. Sam Walton foi o seu fundador e agora a família mantém uma administração.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!