Última modificação em 11 de março de 2021

Quem é Jensen Huang?

Jensen Huang é um empresário de notoriedade internacional, em especial por ser um dos sócios fundadores da Nvidia, uma importante empresa de tecnologia cuja sede está na Califórnia (Estados Unidos).

A Nvidia é uma companhia focada em tecnologia para computadores, com o desenvolvimento e produção de drivers, GPU, drivers, entre outros produtos para computação gráfica. Também se destaca por possuir peças exclusivas e adequadas para o trabalho dos gamers profissionais, que exigem mais das suas máquinas em termos de processamento e desempenho.

Justamente pela atuação essencial no crescimento desta multinacional, Jensen Huang ficou bastante conhecido no planeta. A Nvidia, afinal, tem uma excelente reputação no mercado. Hoje, vamos conhecer um pouco melhor a história do empresário.

Qual é a história de Jensen Huang?

Como o nome pode sugerir, Jensen Huang não nasceu em território americano. Ele teve origem asiática, mais especificamente na cidade de Tainan, localizada no Taiwan.

Antes de ir para os Estados Unidos, ainda enquanto criança, ele e sua família tentaram a vida na Tailândia. Não se adaptaram, contudo, e optaram por tentar a vida na principal economia global.

Foi na "terra do Tio Sam" que Jensen Huang começou seus estudos para se tornar o grande profissional que conquistaria um espaço notório em um mercado de alta competitividade, como o segmento de tecnologia.

Primeiramente, estudou na escola Aloha High School. Depois, em 1984, concluiu o curso de Engenharia Elétrica pela Faculdade Estadual de Oregon. Ainda finalizou um mestrado, mas não seguiu a carreira acadêmica.

A carreira de Jensen Huang na Nvidia

Jensen Huang se notabilizou mesmo na prática, trabalhando na área de tecnologia. Primeiramente, ele foi funcionário de duas empresas do setor de tecnologia: Advanced Micro Devices e LSI Logic. Neste segundo grupo, alcançou o cargo de diretor.

Já em 1993, embora ainda relativamente novo no mercado de trabalho, ele resolveu dar um novo passo na sua carreira e fundar a sua própria empresa. Nascia assim a Nvidia, uma das líderes de mercado atualmente em softwares para computadores.

Um ponto interessante e que mostra a capacidade analítica de Jensen Huang é que ele já via, ainda no começo do seu negócio, um grande potencial no mercado de games. Desde o início da Nvidia, portanto, teve esse foco em um dos mercados mais relevantes dos dias atuais.

Foi assim que ela conseguiu desenvolver, entre outras peças de grande apela, o GPU, um dos itens que revolucionaram a qualidade e o desempenho dos computadores para jogos. O lançamento do produto ocorreu em 1999.

O sucesso de Jensen Huang

As conquistas do mercado de tecnologia obtidas pela Nvidia trouxeram naturalmente o sucesso de mercado para Jensen Huang que, afinal, é o CEO (Chief Executive Officer) da companhia desde a sua fundação.

Um ponto importante a mencionar é que Jensen Huang não é o tipo de empresário que lança uma ideia e aguarda os resultados. Ele sempre se notabilizou por uma participação ativa no negócio, algo que fez com que conquistasse uma série de premiações e menções honrosas sobre a sua carreira.

Em 2019, por exemplo, ele foi citado por diversas entidades importantes como destaque do ano. Veja alguns exemplos:

A valorização da sua gestão na liderança da Nvidia também chamou atenção em anos anteriores, quando havia figurado entre os três melhores empresários de diversos rankings globais.

A própria empresa se valorizou bastante no mercado, com ações crescendo. E a tendência é que siga entre os destaques de tecnologia ao longo dos próximos anos, trazendo novidades ao segmento.

Termo do dia

ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial

O que é ISE? O ISE – sigla correspondente a “Índice de Sustentabilidade Empresarial” – é um recurso utilizado para mensurar qual o nível de sustentabilidade que as…