Última modificação em 20 de maio de 2021

Quem é Jens Weidmann?

Jens Weidmann é um renomado economista alemão. Nascido em 1968, atua como presidente do Conselho do Bank For International Settlements, assim como também é presidente do Deutsche Bundesbank. Ele foi o principal negociador da Alemanha para as cúpulas do G8 e do G20.

Weidmann é considerado como um profissional notável em todo o mundo. Isso se dá por conta do seu vasto conhecimento do setor financeiro francês, assim como pela sua experiência com a política alemã. É um economista monetarista especializado no assunto e ocupou vários cargos de prestígio. Além disso, é visto como um defensor do bimotor franco-alemão.

Como foi a trajetória de Jens Weidmann até aqui?

Jens Weidmann teve uma trajetória extensa e muito significativa no campo dos estudos, assim como sua caminhada profissional o levou a um patamar que poucos atingiram. A seguir, um pouco sobre a sua história em ambas as áreas.

Trajetória acadêmica

Os primeiros passos no campo acadêmico foram dados quando Weidmann começou a cursar Economia na Universidade Pail Cezanne Aix-Marseille. Mais tarde, estudou na Universidade de Bonn e na Universidade de Paris. Em 1993, recebeu seu diploma. Depois disso, estudou Política Monetária Europeia sob a tutela do professor Roland Vaubel na Universidade de Mannheim e, em 1994, retornou à Universidade de Bonn para continuar seu doutorado.

Em 1997, finalmente terminou seus estudos. Durante todo esse tempo, Jens estagiou no Banco Nacional de Ruanda e no Banque de France. Por conta do seu vasto conhecimento sobre o setor financeiro francês, sua carreira na política financeira alemã foi bem-vinda na França. Toda a sua formação fez do profissional um especialista em economia monetarista.

Trajetória profissional

A carreira profissional de Jens Weidmann começou no ano de 1997, quando ele aceitou um cargo no Fundo Monetário Internacional. O cargo foi mantido até 1999, já que no mesmo ano foi nomeado como Secretário do Conselho Alemão de Especialistas Econômicos. Permaneceu na função até 2004, quando aceitou a responsabilidade de ser chefe do grupo de Política e Análise Monetária do Bundesbank.

O ano de 2006 foi marcante para Weidmann, já que foi nele que o profissional iniciou sua carreira política ao receber a sua primeira designação na Chancelaria Federal. Sendo assim, se tornou o chefe de departamento mais jovem do governo alemão. Nesse cargo, era responsável por traçar toda a estratégia e o conteúdo da rodada do G20 que precisava ser pensado para ser uma contramedida para diminuir os impactos da crise financeira. Logo depois, por conta da sua experiência e habilidade econômica, foi promovido à tarefa mais significativa da cúpula do G8.

Qual posição Jens Weidmann ocupa nos dias de hoje?

Em fevereiro do ano de 2011, Jens foi designado para ser o sucessor de Axel A. Weber como presidente do Deutsche Bundesbank. Logo em setembro desse mesmo ano, o profissional foi bastante elogiado pelo papel que vinha desempenhando no cargo. Desde então, tem criticado as políticas financeiras e monetárias empreendidas pela União Monetária Europeia. De certa forma, Weidmann as menospreza por considerá-las como um investimento proporcional na construção de moradias privadas, além de altos gastos do governo e consumo privado.

Em maio de 2012, a postura do profissional foi caracterizada por diversos colunistas e economistas como algo semelhante ao “desejo de destruir o Euro”. No mesmo ano, surgiram boatos de que Weidmann teria ameaçado renunciar ao cargo, já que a promessa de Draghi em julho daquele ano de fazer o que fosse preciso para salvar o Euro, provavelmente, levaria a compra de títulos espanhóis e italianos para manter as taxas de juros nas principais economias-membro limitadas a níveis gerenciáveis. A história, afinal, não passou de um boato.

Em abril de 2019, o mandato de Jens Weidmann como presidente do Bundesbank foi renovado por mais oito anos. Isso significa que, mesmo com todas as controvérsias, o profissional continua no cargo e o ocupará até 2027.

Termo do dia

Fundo Long & Short

O que são fundos Long & Short? Fundos Long and Short são fundos de investimento multimercado que executam operações com a compra e venda de dois…