Logo Mais Retorno
termos

Jeff Bezos

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/01/2022 às 14:44 -
Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Quem é Jeff Bezos?

Classificado pela revista Forbes desde 2018 como o homem mais rico do mundo, Jeff Bezos é nada mais, nada menos, que o empresário fundador da Amazon e da Blue Origin.

Jeffrey Preston Bezos nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente em Albuquerque, no ano de 1964. Sua mãe tinha 19 anos de idade quando deu à luz ao empresário e, logo após, ambos foram abandonados pelo pai biológico de Bezos.

Por essa razão, a família se mudou para Houston, no Texas, onde a mãe de Jeff possuía alguns parentes. Ele foi criado na fazenda do avô até que sua mãe se casasse novamente, cerca de 4 anos após seu nascimento.

Ainda jovem, Jeff já demonstrava ser disciplinado e muito inteligente, sendo considerado o melhor aluno nas turmas do colégio. Após ter se mudado para Miami, recebeu medalha de honra por ter participado do Programa de Formação Científico Estudantil na Universidade da Flórida.

Em 1986, concluiu a graduação em Engenharia Elétrica e Ciências da Computação pela Universidade de Princeton, em Nova Jersey. Na mesma época, foi eleito presidente da instituição Estudantes pela Exploração e Desenvolvimento do Espaço – influenciado pelo avô, Jeff Bezos se interessava pelo desenvolvimento de tecnologias espaciais.

Uma vez formado, o empresário teve a oportunidade de trabalhar em diversas empresas situadas na famosa Wall Streat, como Fitel, Banckers Trust, De Slaw&Co., entre outras. Aos 30 anos de idade, fundou um dos maiores e-commerces da atualidade, a Amazon.

Em 2018, seu patrimônio foi avaliado em U$ 113 bilhões de dólares. No início de 2021, o valor foi estimado em U$ 177 bilhões.

Como Jeff Bezos conquistou notoriedade no mercado financeiro?

A princípio, a Amazon era uma loja virtual com foco na venda de livros, eletrônicos e outros acessórios físicos. A internet ainda era um universo a ser explorado e Jeff Bezos apostou fortemente nisso: abriu o capital da empresa em 1997 a fim de expandir os serviços oferecidos pela companhia.

Deu certo! Aos poucos, serviços de streaming, armazenagem em nuvem, infraestrutura de tecnologia e assistência virtual (Amazon Web Services – AWS) foram desenvolvidos e disponibilizados aos usuários da plataforma.

O crescimento da empresa foi tão surpreendente que, atualmente, a Amazon é considerada uma das 5 maiores empresas de tecnologia do mundo, disputando lugar no pódio com a Microsoft, Google, Apple e Facebook.

De 2020 para 2021, por exemplo, foi identificado um crescimento de 44% no balanço patrimonial da companhia.

A Amazon chegou ao Brasil em 2012. Pode ser identificada na B3 como AMZO34 e, além disso, também está presente na NASDAQ – temos um artigo específico sobre essa Bolsa, clique aqui para conferir!

Além disso, Jeff Bezos também seguiu com outro projeto em paralelo a fundação de seu e-commerce, a criação do Blue Origin. O interesse do empresário pelo desenvolvimento de tecnologias espaciais não poderia ficar para trás.

A Blue Origin foi fundada em 2000 com objetivo de explorar esse atípico mercado. Entretanto, sua existência só foi revelada em 2006, quando Bezos possuía todos os recursos necessários para construção do New Shepard.

O New Shepard foi um veículo espacial que fez seu primeiro teste de voo em 2015, atingindo 1009 km da Terra e retornando em segurança conforme o planejado. Adivinha quem esteve presente no passeio? Sim, Jeff Bezos. Não é à toa que, além de empresário, há quem o considere um astronauta!

Desde então, a Blue Origin segue investindo na criação de foguetes e na indústria do turismo espacial.

A genialidade de Bezos em conjunto com seu talento para os negócios fizeram seu nome ser reconhecido mundialmente, tanto no mercado financeiro em função do rendimento constante da Amazon, quanto fora dele, em projetos políticos e filantrópicos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!