Última modificação em 9 de março de 2021

Quem é Jean Jereissati?

Jean Jereissati é um grande empresário do Brasil. Recentemente, ele ganhou destaque ao assumir as operações da Ambev em nosso país, empresa para a qual presta serviços há muitos anos.

Ou seja, podemos dizer que ele se dedicou por muitos anos à companhia que se notabilizou por ser uma das líderes de mercado em bebidas, em especial para produtos como cervejas e refrigerantes.

Obviamente que Jean Jereissati não caiu de paraquedas no topo de uma das maiores empresas do Brasil. A sua carreira foi toda construída para esse objetivo, algo que incluiu preparo e prática. Vamos conhecer um pouco mais sobre a sua história.

Qual foi a trajetória de Jean Jereissati?

Jean Jereissati nasceu em Fortaleza, no estado do Ceará, em 1974. Podemos dizer que sua carreira começou pela formação profissional, em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A renomada instituição é muito forte nas áreas empresariais e financeiras, algo que certamente contribuiu muito em sua formação acadêmica. Não por acaso, a FGV também é responsável por diversos índices econômicos brasileiros.

Na carreira prática, Jean Jereissati basicamente se dedicou a atuar na própria Ambev, empresa para a qual trabalha desde 2000. Por lá, ao longo deste período, assumiu diversos cargos importantes e globais como ser o diretor responsável pela América Central e o Caribe. Também liderou as ações da empresa na Ásia posteriormente.

Na sequência, a Ambev optou por realocá-lo no Brasil, como responsável pelo departamento de Marketing & Vendas da companhia. Recentemente, em 2019, foi eleito como novo CEO (Chief Executive Officer), cargo mais importante dentro do organograma atual. Jean Jereissati segue na função até hoje.

Jean Jereissati e a Ambev

Como vimos, a parte mais relevante da carreira de Jean Jereissati se deu dentro da Ambev, mesmo antes do profissional chegar ao topo da empresa como CEO.

A Ambev já nasceu grande, sendo o resultado da fusão entre duas marcas relevantes do setor de bebidas: a Companhia Antarctica e a Companhia Cervejaria Brahma. Naturalmente, tornou-se uma das líderes do mercado no seu setor não apenas no Brasil, como apresentando relevância internacional.

Você mesmo certamente consome diversos produtos da Ambev liderada por Jean Jereissati. Veja alguns exemplos de marcas que pertencem à companhia:

Jean Jereissati e os desafios da Ambev

Apesar da sua evidente grandeza, dominando mais do que 60% do mercado de bebidas, isso não significa que a Ambev não tenha seus desafios para o futuro. Um deles é o crescimento da concorrência, especialmente com o fortalecimento de marcas como a Heineken.

Segundo uma avaliação feita pelo próprio Jean Jereissati após assumir a liderança da Ambev no Brasil, o principal erro da companhia foi um foco exagerado no seu crescimento internacional. Assim, acabou por deixar em segundo plano a relação com partes essenciais da cadeia produtiva, como agricultores e distribuidores.

Esse cenário acabou por elevar os custos de produção, algo que se refletiu em redução de receitas e das margens de lucro. Além disso, abriu espaço para concorrentes com preços mais competitivos. A redução de market share é visível no período recente, embora ainda se mantenha dominante no país com alguma folga.

O projeto liderado por Jean Jereissati é, segundo palavras dele mesmo, ir "além dos muros da Ambev". A preocupação com toda cadeia produtiva e um olhar mais interno estão na composição da base de um plano ousado de reduzir riscos e ameaças e, claro, retomar o ritmo de crescimento.

Termo do dia

Fundo Long & Short

O que são fundos Long & Short? Fundos Long and Short são fundos de investimento multimercado que executam operações com a compra e venda de dois…