Ivan Sant’Anna
Quem é Ivan Sant’Anna?
Ivan Sant’Anna é o nome de um renomado escritor que dedica sua vida ao mercado financeiro e surpreendentemente, também ao mundo da aviação.
Nascido em 1940, na cidade do Rio de Janeiro, Ivan sempre sonhou em se tornar piloto de aeronave: aos 16 anos de idade, buscava contra a vontade dos pais fazer cursos na Academia da Força Aérea Brasileira. Nunca cogitou outra possibilidade até que, aos 18 anos, conquistou seu primeiro emprego no ramo financeiro e decidiu se dedicar a este caminho.
Diplomado em mercado de capitais pela Universidade de Nova Iorque, Ivan foi um dos pioneiros a comercializar títulos públicos no ano de 1964, quando o governo militar restabelecia a credibilidade dos mesmos após as obrigações reajustáveis do Tesouro Nacional. Chegou a trabalhar como roteirista para programas de famosas emissoras, posteriormente dedicando-se integralmente como corretor da bolsa e sócio bancário.
No período de 10 anos correspondentes de 1961 a 1971, a bolsa de valores manteve-se sequencialmente baixa, gerando uma época de grandes lucros aos investidores. Ivan e alguns outros administradores eram conhecidos como “gravatinhas”, pois levavam uma vida luxuosa com direito a inúmeras viagens, compras de imóveis, carros importados e no caso de Ivan, aviões particulares.
A partir de 1971, com uma elevação drástica e surpreendente do mercado financeiro, Ivan veio a perder tudo aquilo que conquistara. No ano seguinte, com a compra de ações da Companhia Real de Investimento (CRI), se recuperou. Anos depois, viria a “quebrar” e se recuperar por mais duas vezes.
No auge da idade, Ivan Sant’Anna deu início a sua empreitada na escrita, sendo autor atualmente de pouco mais de 12 títulos inspiradores e diversificados entre o mundo financeiro e o mundo da aviação:
- Rapina (Record, 1996);
- Os Mercadores da Noite (BM&F, 1996; Rocco, 1997; Sextante, 2008; Arqueiro, 2015; Inversa 2017);
- Caixa-Preta (Objetiva, 2000; Ponto de Leitura, 2011);
- Carga Perigosa (Objetiva, 2002);
- Plano de Ataque (Objetiva, 2006);
- Perda Total (Objetiva, 2011) (aviação);
- Herança de Sangue (Companhia das Letras, 2012);
- 1929 (Objetiva, 2014; Inversa, 2018);
- Voo Cego (Objetiva, 2017);
- 10 Crônicas de um Trader (Inversa, 2017);
- Ivan: 30 Lições de Mercado (Inversa, 2019).
Como Ivan Sant’Anna ganhou notoriedade no mercado financeiro?
Ivan Sant’Anna trabalhou na corretora FNJ e criou o Fundo FNJ de Alto Risco.
Só faziam aplicações pessoas que trabalhavam na corretora e alguns outros operadores de mercado, pois sabiam que os riscos de perda eram muito altos (90% a 95%). Em determinado momento, durante uma oscilação nos valores da bolsa, este fundo rendeu fortunas multimilionárias e logo outras instituições começaram a criar fundos de alto risco, na esperança que essa variabilidade ocorresse com maior frequência.
Uma das grandes apostas de Ivan, que o tornara tão conhecido e admirado pela sua personalidade ousada em arriscar altos valores, foi a compra de soja futura após ter a informação de um meteorologista de Chicago de que haveria um aquecimento nas águas do Oceano Pacífico. Transformou uma aplicação de US$90 mil em 5 milhões apenas presumindo a interferência climática na economia global.
Outra operação de muito sucesso na carreira de Ivan Sant’Anna foi a chamada “plano Cruzado”, que aconteceu da seguinte maneira: em 1986, enquanto o Brasil passava por uma espécie de renovação em sua economia, criou-se o plano Cruzado na intenção de controlar a inflação do país. Já com quase 30 anos de experiência de mercado, Ivan percebeu que o projeto seria um fracasso e investiu boa parte do que possuía na compra de ouro futuro, duplicando seu lucro em quase 50 milhões de dólares.
Sempre foi extremamente respeitado e admirado por possuir o feeling apurado e pela coragem nos investimentos de alto risco.