Última modificação em 14 de junho de 2021

O que é Investment Risk Manager?

Investment Risk Manager é o nome, em inglês, de um cargo conhecido no Brasil como gerente de risco dos investimentos. Essa, afinal, é uma posição de extrema importância no mercado financeiro, sobretudo em bancos e casas de investimentos.

A análise de risco se refere à atividade na qual um profissional, juntamente com a sua equipe de risco, pode ponderar sobre o cenário econômico e entender se uma posição vale a pena ou não. Isto é, se o potencial retorno da operação compensa o risco que ela oferece.

O cargo de Investment Risk Manager é um dos mais importantes para instituições financeiras e, por esse motivo, é bastante concorrido. Para isso, os profissionais devem se qualificar, inclusive com certificações como o FRM.

O que é a certificação FRM?

FRM, por sua vez, é uma abreviação para Financial Risk Manager. Essa é uma das certificações de maior grau de importância dentro da função de Investment Risk Manager.

A avaliação é gerenciada e aplicada pela Global Association of Risk Professionals (GARP), uma companhia dos Estados Unidos. Isso significa que se trata de um teste global, trazendo padronização da qualidade no processo de gerenciamento de riscos. Esse, aliás, é um dos motivos pelos quais essa certificação é tão bem avaliada pelas empresas do segmento.

A avaliação é dividida em duas partes, ambas apresentando perguntas de múltipla escolha. No entanto, em cada avaliação são abordados aspectos diferentes sobre a gestão de risco, verificando se o profissional Investment Risk Manager realmente entende do assunto.

Outro aspecto que o candidato precisa considerar é que, por ser uma avaliação global, o teste é inteiro em inglês. Portanto, é necessário ter domínio técnico do idioma. Por outro lado, esse é um cenário comum no mercado financeiro.

Quais os conhecimentos necessários para um Investment Risk Manager?

Se você quer trabalhar no mercado financeiro e se identifica com a posição de Investment Risk Manager, saiba que se trata de um cargo que exige conhecimentos multidisciplinares.

Para começar, claro, é extremamente importante ter conhecimento sobre aspectos do mercado financeiro. Entre eles estão temas das áreas de economia e contabilidade, por exemplo.

No entanto, apenas a parte técnica financeira não permite uma boa avaliação dos riscos nas operações realizadas. É preciso contar com uma boa percepção de política, teoria comportamental, perfil observador e capacidade analítica. Todos esses fatores, em conjunto, permitem ao profissional realizar a análise de risco para a sua empresa.

Além disso, é extremamente importante que o profissional tenha atributos psicológicos. O cargo de Investment Risk Manager exige alta capacidade de lidar com pressão, pois a cobrança é extrema.

Quais são as atribuições do Investment Risk Manager?

Dentro desse contexto de gerenciamento de riscos e considerando todas as habilidades mencionadas anteriormente, quais seriam então as principais atribuições na rotina de um Investment Risk Manager?

Em primeiro lugar, talvez como principal, está a medição dos riscos. Ele é o responsável por ponderar questões econômicas e avaliar se uma determinada operação vale o risco. E, como sabemos, há uma certa subjetividade no mercado financeiro que torna ainda mais desafiador esse processo de identificar as melhores oportunidades.

Ademais, o próprio resultado financeiro das empresas acaba altamente exposto às decisões do Investment Risk Manager. Vale lembrar que um erro grave na medição dos riscos pode comprometer seriamente o capital da companhia.

Outro ponto a considerar sobre a atuação desse profissional é que, embora seja mais comum em instituições financeiras, a necessidade de um especialista no gerenciamento de riscos também acontece em outros segmentos. É o caso, por exemplo, do próprio governo, que precisa periodicamente tomar decisões de onde investir os seus recursos.

Termo do dia

Economia Criativa

O que é a Economia Criativa? Economia criativa é o nome dado a uma modalidade específica de produção e comercialização de bens e serviços, onde o…