Última modificação em 1 de abril de 2021

O que é Information Coefficient?

O Information Coefficient (IC), ou Coeficiente de Informação, em Português, é uma medida utilizada para avaliar a habilidade que um gerente de portfólio ativo ou analista de investimento tem de fazer as previsões necessárias para o seu trabalho. Ele mostra, então, o quão próximo essas previsões ficam dos resultados financeiros reais.

O Coeficiente de informação pode variar de +1,0 a -1,0. Nesse caso, o resultado negativo indica que as previsões do analista não têm nenhuma relação com os resultados reais e, por sua vez, o positivo demonstra que as previsões feitas correspondem perfeitamente aos resultados reais.

No sentido financeiro, um coeficiente de informação pode ser visto como semelhante à correlação, já que ele também pode ser usado para medir relações entre duas variáveis aleatórias. Essa medida pode, então, demonstrar quando não existe nenhuma relação linear — o que denota uma habilidade de previsão mais baixa do profissional — ou uma relação linear perfeita, quando as habilidades de previsão são muito boas.

Como o Information Coefficient funciona?

De forma bastante simples, o Information Coefficient explica qual é a relação entre um valor previsto e os resultados — ou retornos — reais das ações. Qualquer correspondência ou correlação entre esses dois valores nada mais é que um reflexo da habilidade que um analista de investimentos ou gerente de portfólio tem.

Enquanto um IC de +1,0, por exemplo, mostra uma combinação perfeita entre o valor previsto e os seus retornos reais, um de valor 0 mostra que não há qualquer correlação entre esses dois valores. No entanto, quando o Coeficiente de Informação for de -1,0 indica que o analista responsável não faz uma previsão correta dessa medida.

No Information Coefficient, as habilidades gerais de um analista são combinadas com a de dar previsões corretas sobre o retorno de uma ação. É importante frisar, porém, que ele se difere do Information Ratio (IR), que é uma medida de habilidade de gestores ou de analistas de avaliar o excesso de retorno de um investimento ao seu nível de risco assumido.

É preciso também tomar cuidado para não confundir o conceito do IC com o de Correlation Coefficient (Coeficiente de Correlação). Isso porque o CC mede somente a força e a direção da relação linear entre duas variáveis, diferente do Coeficiente de Informação.

Qual é a fórmula do Information Coefficient?

A fórmula para calcular o Coeficiente de Informação é bem simples:

IC = (2 x Proporção Correta) - 1

Nesse caso, a Proporção Correta significa a proporção de previsões feitas corretamente pelo analista ou gestor responsável pela análise.

Como seria um exemplo prático do Information Coefficient?

Vamos pensar em um cenário hipotético no qual um analista de investimentos faça duas previsões e as acerte. Nesse caso, o IC seria:

IC = (2 x 1) - 1 = 1

Agora, se as previsões do analista estivessem certas apenas na metade do tempo, o Coeficiente de Informação seria:

IC = (2 x 0,5) - 1 = 0

Outro cenário que pode acontecer é um em que nenhuma das previsões esteja certa. Sendo assim, o IC seria:

IC = (2 x 0) - 1 = -1

Quais são as limitações do Information Coefficient?

Uma das principais limitações do IC é o fato de que ele só passa a ser significativo para um analista que faz um número grande de previsões. Isso acontece porque, se houver apenas poucas previsões, o acaso pode explicar uma grande parte dos resultados.

Na prática, se houver apenas duas previsões feitas e ambas estiverem corretas, o Information Coefficient será de +1,0. No entanto, se o IC estiver em +1,0 ou bem próximo desse número depois de muitas previsões terem sido feitas, então o resultado se torna muito mais atribuível à habilidade do que ao acaso.

Termo do dia

Produtividade

O que é Produtividade? Produtividade é o fator que determina o quanto um processo é eficiente. Dito de outro modo, é o resultado alcançado dados os…