Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Indtech: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/08/2022 às 14:42 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é IndTech?

IndTech é um termo que descreve o desenvolvimento que está ocorrendo na indústria recentemente. Nele, tanto a automação quanto os sistemas de TI existentes estão sendo fortalecidos com novas soluções digitais.

De forma bastante simples, é possível dizer que as Indtechs estão transformando fábricas tradicionais em negócios inteligentes. Com esse novo desenvolvimento, se tornam mais eficientes, seja com processos mais enxutos ou interligadas à sua cadeia de suprimentos. Essas empresas podem, aliás, ser definidas como investidoras em soluções de tecnologia para otimizar os fluxos de trabalho na linha de produção.

Quais são os princípios de uma IndTech?

Existem alguns princípios que caracterizam — e diferenciam — a Indústria 4.0 e todo o conceito de Indtech. Esses princípios servem para orientar as empresas a identificar e desenvolver uma fábrica inteligente de forma efetiva.

Um dos princípios básicos de uma IndTech é a descentralização. A ideia das fábricas inteligentes é otimizar tempo e ganhar eficiência. Para isso, um dos objetivos desse conceito é descentralizar intervenções humanas para que as máquinas possam ter maior atuação. A proposta é desenvolver alguns sistemas que proporcionem que todas as tomadas de decisões sejam automatizadas. Dessa forma, as tarefas são realizadas da maneira mais autônoma possível.

Também pode-se destacar como um dos maiores princípio das Indtechs a modularidade — ou seja, a capacidade que elas precisam ter para se adaptar a requisitos mutáveis. Essas empresas também precisam, na verdade, contar com grande flexibilidade para conseguirem se adequar em tempo real às inovações e alterações necessárias. Isso deve ser feito por meio de expansão em módulos individuais e, para que essa modularidade seja colocada em prática, é preciso ter a descentralização — citada anteriormente — das tomadas de decisão.

Quais as vantagens das IndTechs?

Uma das maiores vantagens de uma IndTech é o aumento da produtividade que ela proporciona. Como já citado, o investimento em tecnologia permite que diversos processos sejam automatizados — o que traz mais precisão e agilidade na execução das tarefas. A partir daí, os colaboradores podem participar de atividades mais estratégicas que agreguem valor de verdade para os resultados e que sejam condizentes com os objetivos do negócio.

A redução dos custos de produção é outro benefício dessas startups. Com toda essa inovação, as máquinas têm maior capacidade de autonomia na programação de rotinas de manutenção ou até mesmo na execução dos processos mais simples. Aliado ao ganho de eficiência, isso gera mais oportunidades de aprimorar os resultados, gerar economia e, consequentemente, de reduzir os gastos.

Quais são as IndTechs que vêm se destacando no mercado?

Para se tornar uma “fábrica inteligente” e competir com concorrentes mundiais, é preciso que o negócio esteja atento às principais tecnologias relacionadas à Indústria 4.0. Os negócios inovadores que já fazem parte de um novo cenário no Brasil e no mundo levantaram, só em 2020, cinco vezes o valor captado em anos anteriores. Foram US$ 61,51 milhões investidos nesse mesmo ano e US$ 11,66 milhões em 2019.

Uma empresa que se destaca nesse ramo é a QualityStorm. Ela oferece uma solução para execução e controle de inspeções que pode ser utilizada em diversas áreas, como no controle de processos, inspeções de qualidade e até em tarefas administrativas. A solução tem como base o PDCA [/LINK], o que significa que é possível implementar um ciclo completo de melhoria contínua na área implantada por meio de ações como planejamento de ações, execução de inspeções em processos e/ou produtos e checagem dos resultados através de relatórios padrão.

A Kriativar é outra startup que vem ganhando força. Fundada em 2004, propõe uma aprendizagem criativa e uma maneira bastante lúdica de aprender e de ensinar. A empresa já venceu os principais editais de inovação do Brasil. Mais recentemente, lançou a primeira linha de jogos em Realidade Aumentada e de storytelling do mundo que promove uma nova usabilidade no uso de jogos mais simples como o de memória e quebra-cabeça.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!