Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial (IGMI-C B3)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/03/2021 às 12:51 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Índice Geral do Mercado Imobiliário - Comercial (IGMI-C B3)?

O Índice Geral do Mercado Imobiliário - Comercial (IGMI-C B3) é um indicador utilizado para mostrar qual foi a valorização e quais foram os rendimentos gerados por um imóvel comercial em um certo intervalo de tempo.

Esse índice foi criado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo muito importante para o investidor de renda variável, em especial para aquele que investe nos fundos imobiliários.

Isso porque o IGMI-C B3 permite que os investidores façam uma avaliação mais completa do mercado de fundos a partir da análise da valorização e rendimentos dos imóveis.

Assim, apoiados no indicador, os investidores podem tomar decisões melhor embasadas sobre onde alocar seu capital!

Quando tratamos de investimentos é sempre importante fazer uma análise objetiva de dados e índices para ter maior segurança no investimento - embora todo investimento traga consigo algum risco. O IGMI-C B3 possibilita isso no caso de fundos imobiliários.

Dada essa importância do índice para o mercado imobiliário, e consequentemente para os investidores dos fundos, a B3 é uma das grandes apoiadoras do mesmo.

Como calcular o Índice Geral do Mercado Imobiliário - Comercial (IGMI-C B3)?

O cálculo desse índice, ao contrário de outros que já conhecemos, é dado a partir de três fórmulas distintas e cada uma delas faz parte de sua composição.

A primeira fórmula é que compõe o IGMI-C B3 é a do retorno da renda no tempo:

RRt = ROLt/(Vt - 1 + It); onde RRt é o retorno da renda, ROLt é a receita operacional líquida, Vt é o valor avaliado e It é o investimento feito no imóvel - sejam melhorias ou reformas.

Há também o retorno do capital dado no tempo, obtido através da fórmula:

RCt = [(Vt - Vt - 1) - It + At]/(Vt - 1 + It); onde RCt é o retorno do capital e At são as alienações - sejam elas parciais ou totais). As demais variáveis são as mesmas consideradas no cálculo do retorno da renda.

Por fim, a terceira fórmula que compõe o cálculo desse índice é o total, cuja fórmula vem a
seguir:

Tt = RRt + RCt; onde Tt é o total, RRt é o retorno da renda e RCt é o retorno do Capital.

Quando ocorre a divulgação do índice, o investidor tem acesso ao resultado obtido por essas três fórmulas. Por isso o IGMI-C B3 é considerado bastante completo e permite uma análise igualmente completa.

O Índice Geral do Mercado Imobiliário - Comercial (IGMI-C B3) é um indexador?

Ao contrário de alguns outros, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o IGMI-C B3 não é um indexador.

Isso significa que não existe qualquer tipo de investimento que irá render de acordo com suas variações, embora ele seja um dado a ser analisado por investidores.

Além disso, não é possível investir em IGMI-C B3, pois ele é um indicador e não um ativo passível de negociação. Ainda assim, como já foi destacado anteriormente, tem grande relevância para aqueles que investem em renda variável.

Por meio da observação de séries históricas do índice, é possível identificar quais foram os momentos de maiores altas e baixas do mercado imobiliário, bem como suas tendências.

Isso permite que o investidor faça uma melhor administração de seus investimentos, em especial em fundos imobiliários.

Apesar desse indicador ser de grande relevância para os investidores, ele ainda se mostra importante para a avaliação macroeconômica do país: pelo fato de proporcionar a avaliação de altas e baixas do mercado imobiliário, permite aos economistas fazer uma análise macroeconômica bem fundamentada.

Tais análises feitas por economistas podem produzir estudos cujos resultados podem nortear as ações de governos e ministérios, impactando a economia brasileira de forma geral, uma vez que o setor imobiliário movimenta muito o capital interno.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados