Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Índice de Beta Elevado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/12/2020 às 23:21 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Índice de Beta Elevado?

O Índice de Beta Elevado é um dos índices da Bolsa de Valores brasileira, a B3, em parceria com a Standard and Poor’s (S&P) Dow Jones.

Esse índice tem como objetivo mensurar qual é a média do desempenho de ações que possuem a maior sensibilidade à alterações e que são registradas no mercado brasileiro.

Embora haja a parceria com a S&P Dow Jones, esse o Beta Elevado se refere às ações brasileiras. Como você deve supor, a avaliação que se faz no Índice de Beta Elevado considera o índice individual de cada ação.

Qual é a relação do Índice de Beta Elevado com o S&P Dow Jones/B3?

Os índices beta, tanto o alavancado quanto o desalavancado, são utilizados para medir a volatilidade das ações registradas na B3. Quando falamos de volatilidade estamos nos referindo ao quão sensível uma determinada ação é às alterações que ocorrem no mercado.

Tais alterações são consideradas dentro de um contexto específico, ou seja, quando falamos em índice beta nos referimos a uma avaliação da volatilidade em relação ao setor no qual se enquadra o ativo analisado.

Essa avaliação pode ser feita considerando o passivo total da empresa - beta alavancado - ou desconsiderando o passivo - beta desalavancado.

Mas como, afinal, esses índices beta se relacionam ao Índice de Beta Elevado?

Bem, na definição do Índice de Beta Elevado leva-se em consideração os betas pelo fato de esse índice buscar medir o desempenho de ações com alta volatilidade no mercado. E o que significa essa alta volatilidade? Ela indica o quão arriscada é uma ação!

Se o beta alavancado de uma ação é maior do que 1, por exemplo, ela é considerada bastante arriscada, uma vez que suas dívidas tendem a ser superiores ao seu faturamento.

Isso, contudo, não significa que a empresa irá falir, embora tenha esse risco. Ao contrário, pode significar que no futuro a empresa venha a lucrar muito, o que aumenta a expectativa dos investidores.

Desse modo, o Índice de Beta Elevado leva em consideração aquelas ações cujo beta é mais alto (ou elevado) em cada setor.

Como é composto o Índice de Beta Elevado?

O Índice de Beta Elevado é composto por uma quantidade de ações que possuem a maior volatilidade dentro de seus setores específicos.

Os ativos considerados pelo índice variam periodicamente. No entanto, há um destaque considerável na presença do setor de varejo na composição do Beta Elevado.

Em geral, cerca de 30% do índice é formado por ações do setor varejista.

Além do varejo, o setor de indústria também mantém-se costumeiramente na segunda ou terceira posição dos ativos de destaque do índice.

Vale, ainda, a menção ao setor de energia que, embora não se destaque nas primeiras posições do índice, tem relevância por figurar com uma representação de vai de 9% a 10% na maior parte dos períodos.

Citamos esses setores aqui por serem aqueles que têm certo destaque e presença na formação do Índice de Beta Elevado. Entretanto, isso não significa que a consulta aos dados da S&P Dow Jones deva ser substituída pela leitura deste artigo.

Como já dissemos antes, esse índice é atualizado periodicamente. Portanto, há uma série de mudanças que podem ocorrer e que devem ser consideradas para qualquer tipo de análise.

Dito isso, você deve estar se perguntando onde é possível acessar essas informações.

Onde consultar o Índice de Beta Elevado?

Para consultar o índice você pode fazer uma busca online pelo seu nome e encontrará a página da S&P Dow Jones. Lá haverá a última atualização do índice com seu gráfico, suas principais características e o percentual de cada setor que o compõe.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre