Última modificação em 2 de fevereiro de 2021

O que é Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG B3)?

O Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG B3) é uma carteira teórica proposta pela Bolsa de Valores do Brasil, a B3, composta por ações de empresas que oferecem condições diferenciadas para seus acionistas minoritários.

Essas condições estão relacionadas à ocorrência da alienação de controle das ações, que possibilita aos acionistas minoritários lançarem mão de um mecanismo que permita a equivalência do valor de suas ações com as do controlador.

Esse mecanismo está diretamente ligado ao Tag Along, que tem por objetivo diminuir o impacto financeiro negativo que pode ser causado sobre o acionista minoritário no caso de uma troca de controlador das ações da empresa.

Segundo a cláusula de Tag Along, é permitido aos acionistas minoritários oferecerem seus papéis por até 80% do valor que os majoritários oferecem para venda.

Desse modo, o acionista minoritário estaria protegido de prejuízos financeiros decorrentes da mudança de controle acionário da empresa do mesmo modo que o acionista majoritário, que pode vender seus papéis por valores superiores.

Há algumas condições diferentes de empresa para empresa, pois algumas oferecem essa cláusula apenas para acionistas ordinários.

Outras, ainda, podem permitir que acionistas minoritários negociem seus ativos pelo mesmo valor que os majoritários o fazem, o que é considerado positivo do ponto de vista do mercado e da própria bolsa de valores.

Sendo assim, podemos dizer que quanto maior for o Tag Along, maior é o nível de governança corporativa das empresas.

Isso porque um Tag Along mais alto representa certas características que são consideradas pela própria B3 para classificação das empresas em níveis de governança corporativa - Novo Mercado, Nível 1, Nível 2 e Nível 3.

Qual é a composição do Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG B3)?

Sendo uma carteira teórica de ativos, o ITAG é composto por ações e units que estão listados na B3.

Estão excluídos do índice os Brazilian Depositary Receipt (BDRs) e também as empresas que estão passando por processos de recuperação judicial ou extrajudicial.

É necessário também que as empresas possuam um Tag Along superior ao de 80%, sendo que no caso de ações preferenciais esse valor não é fixado e pode ser escolhido pela empresa.

Como dissemos anteriormente, o ITAG leva em consideração bons níveis de governança corporativa ao indicar essas regras para a composição do mesmo.

Por que o Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG B3) é importante?

Como o ITAG é um índice de retorno total, ele não reflete apenas a variação na cotação dos ativos, mas também apresenta informações sobre sua valorização e distribuição de dividendos aos acionistas.

Desse modo, ao acompanhar o ITAG, o investidor poderá tomar decisões de investimento a partir de informações relevantes e que produzem maior retorno.

Além disso, o fato de esse índice estar, de certa forma, associado a um certo nível de governança corporativa das empresas indica mais um fato positivo para o investidor basear suas decisões nessa carteira teórica.

Como obter rendimentos através do Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG B3)?

Ao contrário de outros índices da B3, o ITAG, além de não ser indexador de nenhum tipo de investimento, também não possui nenhum ETF (Exchange Traded Fund) que se baseie nele para compor seus investimentos.

Uma forma de obter rendimentos através do ITAG é acompanhar o índice e buscar investir nas ações que o compõem individualmente conforme o interesse do investidor.

Não obstante, é importante evidenciar o fato de que não necessariamente seguir exatamente a mesma carteira proposta pelo ITAG irá representar altos rendimentos e baixos riscos.

Embora o índice seja muito importante e forneça uma boa base para os investidores, decisões sobre onde aplicar o capital devem ser pautadas em conhecimentos bem fundamentados em economia e mercado.

Termo do dia

INCC – Índice Nacional de Custos de Construção

O que é o INCC – Índice Nacional de Custos de Construção? Índice Nacional de Custos de Construção, mais conhecido pela sigla INCC, é o nome…