Última modificação em 31 de março de 2021

O que é Impairment?

Impairment é um termo em Inglês. Em tradução livre para o Português, esse conceito representa "deterioração". Em outras palavras, trata-se da verificação, por parte das empresas, sobre a desvalorização dos seus ativos.

Geralmente, esse é um termo aplicável especialmente aos ativos físicos e imobilizados. Eles, afinal, passam por um natural processo de depreciação conforme o uso é feito de modo que o valor de mercado é afetado negativamente.

Assim, o teste de Impairment nada mais é do que uma verificação, geralmente anual, dos efeitos do tempo sobre esses ativos de uma companhia. É um processo necessário para avaliação contábil e fechamento de demonstrativos financeiros como o Balanço Patrimonial.

Como funciona o teste de Impairment?

O teste de Impairment, portanto, representa uma verificação periódica da desvalorização dos ativos de uma empresa. O objetivo é compreender os efeitos do uso dos materiais antes de lançá-lo no Balanço Patrimonial, de modo que seu valor contábil apresente a realidade do negócio.

É natural que, com o passar do tempo, ativos imobilizados percam seus valor. Conforme as empresas utilizam máquinas e equipamentos, por exemplo, eles tendem a ter alguma perda de qualidade, algo que afeta a intenção de revendê-los posteriormente. Consequentemente, também refletem no valor total da organização em questão.

Ao mesmo tempo, é justamente por meio deles que as atividades operacionais são permitidas. O objetivo, em outras palavras, é que as receitas geradas pelo negócio sejam superiores e suficientes para garantir a lucratividade para a companhia.

Caso a desvalorização dos ativos seja superior às receitas obtidas pelas atividades, teríamos um cenário de sério problemas financeiros. Assim, o teste de Impairment também funciona como uma medida de avaliação dos resultados.

Qual é o prazo para o teste de Impairment?

Não há, de maneira objetiva, um prazo determinado para a realização do teste de Impairment. Contudo, há uma obrigatoriedade de que ele seja realizado periodicamente, de modo que a prática de mercado é que ele ocorra ao menos anualmente.

O teste de Impairment obedece às Normas de Contabilidade Brasileira (CPC 01) de modo que contribui com a padronização do mercado. A obrigatoriedade também é mais cobrada entre empresas e sociedades de grande porte que atendam ao menos uma das seguintes condições:

Existem ainda casos específicos que tornam o teste de Impairment obrigatório para as empresas além dessas duas regras. Podemos citar, por exemplo, uma companhia em processo de liquidação ou a verificação de uma depreciação com velocidade acima do normal dos seus bens.

Quais são os tipos do teste de Impairment?

Existem, em resumo, duas metodologias mais comuns na aplicação de um teste de Impairment. São elas:

Observe, portanto, que há uma definição para cada tipo de ativo nessas duas metodologias. Enquanto que o valor em uso é mais aplicado em ativos intangíveis, especialmente pela dificuldade de precificação em função de maior subjetividade, o modelo de valor justo líquido de despesa de venda é mais pertinente para os ativos tangíveis.

Assim, cabe a cada empresa usar dos métodos adequados para os seus ativos e garantir a atualização do teste de Impairment periodicamente, cumprindo a lei determinada.

Termo do dia

ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial

O que é ISE? O ISE – sigla correspondente a “Índice de Sustentabilidade Empresarial” – é um recurso utilizado para mensurar qual o nível de sustentabilidade que as…