Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

ICV – Índice de Custo de Vida

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/03/2020 às 20:14 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o ICV - Índice do Custo de Vida?

Índice do Custo de Vida, mais conhecido pela sigla ICV, é o nome dado a um tipo específico de índice econômico elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (o DIEESE). Para tanto, dados começaram a ser levantados e os seus resultados divulgados há mais de 60 anos, ainda em 1959.

O principal objetivo do Índice do Custo de Vida é mensurar o capital necessário para se financiar o estilo de vida e padrões de consumo das pessoas que habitam na cidade de São Paulo. A localidade escolhida é estratégica, visto que se trata de um importante centro econômico que abriga cerca de 5% da população brasileira e é a cidade mais populosa do país.

Conheça nossos textos exclusivos sobre os preços que são definidos baseados, sobretudo, em relações de oferta e demanda. Como essa variável se modifica em cada mercado, os preços também diferem, mesmo se tratando de um produto idêntico. 

Uma fruta abundante em um estado brasileiro, bem sabemos, pode ser item raro em outro. O arroz no Rio de Janeiro não tem o mesmo custo do arroz em São Luís do Maranhão, assim como o valor da passagem de ônibus em uma cidade não é o mesmo na cidade vizinha. Em uma cidade tão grande como São Paulo, aliás, os preços costumam variar de região: os vegetais de uma feira livre no bairro X podem custar Y em uma outra feira, realizada no mesmo dia. Percebe como muda?

E obviamente isso impacta muito as finanças pessoais. Afinal de contas, o custo de vida está diretamente relacionado ao poder de compra de uma pessoa - se o primeiro aumenta, o segundo logo diminui, visto que tem menos dinheiro "sobrando na carteira". Por esse motivos, muitas pessoas analisam o custo de vida antes de se mudar para determinada localidade - elas se perguntam: "será que esses X que eu ganho/ganharei serão suficientes para manter o meu padrão de consumo ou eu vou sofrer um desfalque financeiro com essa mudança?". Questionamentos super necessários, inclusive para as empresas.

Como é calculado o ICV - Índice do Custo de Vida?

Para se estabelecer o cálculo de custo de vida de uma localidade é imprescindível que alguns parâmetros sejam definidos, especialmente no que tange à faixa de renda a ser analisada.

Pense bem: as pessoas integrantes da classe A, por exemplo, têm padrões de consumo diferentes de pessoas da classe D. Na prática, isso significa que o estilo de vida de uma classe não é o mesmo de outra e que os custos para "financiá-lo" também divergem. 

O ICV tem como base três diferentes perfis, organizados de acordo com faixas de renda. Na prática, os consumidores (e seus padrões de consumo) são analisados de acordo com os seguintes grupos:

  • Famílias com menor renda, que ganham de 1 a 3 salários mínimos;
  • Famílias com renda intermediária, que ganham de 1 a 5 salários mínimos;
  • Famílias de maior poder aquisitivo, que ganham de 1 a 30 salários mínimos.

Cada grupo gera um extrato - uma espécie de raio-x do custo de vida daquele perfil. 

Em todo caso, alguns dos grupos de produtos mais cotados costumam ser:

  • Alimentação (produtos in-natura e semielaborados, bebidas alimentação fora de casa etc.);
  • Habitação (locação, impostos, condomínio etc.);
  • Transporte;
  • Vestuário (roupas diversas, calçados, acessórios etc.)
  • Educação e Leitura (mensalidades escolares, livros etc.);
  • Saúde (consultas médicas, planos de saúde, remédios etc.);
  • Higiene e Beleza;
  • Equipamentos Domésticos (eletrodomésticos, utensílios, móveis etc.) 
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados