Última modificação em 22 de julho de 2021

O que é um HR Business Partner?

Um HR Business Partner é um profissional nível sênior focado no uso do RH para ajudar no sucesso de uma empresa. Ao lidar com uma contratação, por exemplo, pode trabalhar com líderes de unidades de negócios e executivos gerais para desenvolver um plano que envolve que tipo de candidatos será preciso recrutar, entrevistar e contratar para aumentar as habilidades do time.

Sendo assim, um HR Business Partner precisa estar completamente envolvido em discussões de alto nível para conseguir ajudar um negócio a cumprir seus objetivos. Isso permite ao profissional influenciar de forma estratégica e desenvolver uma organização de dentro para fora.

O que um HR Business Partner faz?

De forma bastante simples, o HR Business Partner é um conselheiro e consultor para líderes empresariais nas questões que envolvem o setor de RH. Por esse motivo, é extremamente importante que esse profissional compreenda todas as metas estratégicas de curto e longo prazo para o negócio em questão.

Além disso, é preciso que entenda o papel que o RH pode desempenhar para ajudar a atingir esses resultados e agregar valor aos negócios. Outras responsabilidades para o HR Business Partner podem incluir:

Aqui, é importante pontuar que se a função do HR Business Partner for mal definida ou mesmo se houver recursos limitados para ele, o profissional poderá passar a maior parte do expediente abordando problemas do dia a dia dos funcionários e ter pouco tempo para fazer o planejamento estratégico. Sendo assim, é preciso que ele tenha total poder para assumir essa função estratégica e fazer a diferença na empresa.

Quais são as principais tarefas de um HR Business Partner?

Entre as principais tarefas do HR Business Partner está o controle estratégico dos processos de RH. Isso porque esse profissional é equipado com uma visão estratégica que identifica gargalos desde o início do processo e é capaz de executar processos de recrutamento de maneira suave e eficiente.

Outra função notável do HR Business Partner é a sua colaboração próxima da gerência executiva. Com isso, ele consegue identificar quais habilidades podem estar faltando na equipe para manter uma vantagem em relação aos concorrentes e pensar em quantos novos colaboradores precisarão ser contratados para isso.

Quais são as diferenças entre um HR Business Partner e um gerente de RH?

Antes de pontuar quais são as diferenças entre esses dois cargos, é bom pontuar as similaridades. Ambos são ativos no setor de RH e se classificam como profissionais sênior. Um HR Business Partner precisa ter, no mínimo, 10 anos de experiência na área, assim como um gerente de RH.

No que diz respeito ao trabalho no dia a dia, as diferenças começam a aparecer. O gerente de RH, como é de se esperar, tem responsabilidades de gerenciamento. É ele quem gerencia todo o departamento e conta com pessoas trabalhando para ele. Esse profissional também é responsável por cobrir tarefas como recrutamento e seleção, administração da folha de pagamento, administração e relatórios para o Governo.

Já o HR Business Partner, geralmente, não tem responsabilidades que envolvem gestão. Eles são, de forma geral, colaboradores individuais que apoiam os negócios ou uma função dentro deles diretamente. A atuação desse profissional é mais voltada para assessoria e consultoria e todas elas são orientadas por dados. Isso significa que eles não devem se concentrar em funções administrativas, mas em funções mais estratégicas.

Termo do dia

Ad Valorem

O que é Ad valorem? Ad Valorem é uma expressão latina, cujo significado literal é “conforme o valor”. Essa expressão é, em geral, usada no contexto…