Última modificação em 15 de junho de 2021

O que é Housing Starts?

Housing starts é um indicador estadunidense que conta o número de novas casas. É importante saber esse número porque quanto mais casas sendo construídas, mais aquecida se encontra a economia do país.

Além disso, como essas construções exigem empréstimos bancários, seu aumento ou redução pode indicar uma oscilação das taxas de juros.

Como funciona o Housing Starts?

O índice é publicado mensalmente pelo Departamento de Comércio dos EUA, na terceira semana, junto com o Building Permits, que é o número de autorizações para a construção das residências. 

Diferente do Brasil, nos Estados Unidos, o mercado imobiliário contribui bastante para o PIB (Produto Interno Bruto). A propósito, o Housing Starts também é mensurado no Canadá.

Os dados desse indicador são categorizados em:

Ao lado do Housing Starts, o mercado imobiliário estadunidense também avalia outros indicadores como as vendas de casas novas, as vendas pendentes de casas, despesas com construções, entre outros. 

Como o Housing Starts é analisado?

Normalmente, quando há aumento da procura por novas casas, o mercado imobiliário está crescendo, a população usufrui de bem-estar e pode haver demanda por outros produtos, como móveis e aparelhos eletrodomésticos.

Adicionalmente, o incremento na construção de novas casas também influencia a indústria da construção, com aumento no número de empregos também.

Neste cenário de pandemia e home office, para ilustrar, a compra de casas aumentou. Provavelmente, as pessoas sentem falta de uma moradia com escritório e um espaço maior para as crianças poderem brincar mais livremente, já que agora passam mais tempo em casa.

Também há uma diferença no aumento do Housing Starts de casas unifamiliares e multifamiliares.

Se as casas unifamiliares aumentarem, haverá escassez de prédios multifamiliares e aumento do preço. Esse comportamento também indica uma mudança de hábito de consumo: pessoas preferindo moradias unifamiliares por serem mais baratas. 

Vale ressaltar que, para gerar esses dados, os EUA entram em contato com todas as construtoras do país. Logo, ele também obtém dados sobre o estoque dos materiais de construção e, tudo isso, ajuda a tornar o mercado imobiliário mais acertado, com a mudança de planos de construção em determinadas regiões, por exemplo.

Qual o papel do Housing Starts no mercado imobiliário estadunidense?

O indicador é só mais um elemento do universo especializado de mercado imobiliário do país. 

Imagine como é o processo de compra de casas aqui no Brasil. Na maioria das vezes, há um mesmo produto em várias corretoras e os corretores não oferecem uma experiência do cliente tão diferenciada.

Nos EUA, por outro lado, cada corretor é acompanhado por várias entidades e recebe especializações (condomínios, casas de luxo etc.). Assim, ele fica responsável pela venda de um único produto, participa de ações de marketing e apresenta o imóvel em uma reunião com o pretenso cliente. 

Já do ponto de vista financeiro, há diversas opções de financiamento, incluindo o empréstimo baseado em um imóvel como garantia, o chamado mortgage ou hipoteca.

Investindo no mercado imobiliário dos EUA

Existem 3 formas de fazer o seu dinheiro crescer com esse mercado:

Compra direta de propriedades

Por meio de assessorias de propriedades, você pode financiar um imóvel estadunidense daqui do Brasil mesmo. Em geral, são 30 anos de financiamento e rendimentos em dólar com a locação.

Investimento em REITs (Real Estate Investment Trust)

Esses ativos são parecidos com os Fundos de Investimento Imobiliário. Funciona pela distribuição de 90% da renda gerada, investimento em móveis ou títulos de imóveis (75%) e negociação na bolsa. 

Investimento em ETFs (Exchange-traded fund)

Esses fundos podem reunir mais de 180 REITs, com aplicação mínima de R$ 100 e alta diversificação. 

Depois de conhecer o Housing Starts, continue aprendendo com esta publicação completa sobre REITs.

Termo do dia

Propriedade Privada

O que é a propriedade privada? Propriedade privada é o nome dado à qualidade específica de um bem – a de ser posse de uma pessoa,…