Logo Mais Retorno
termos

Housekeeping: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/09/2022 às 13:53 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Todos os espaços físicos - indústrias, empresas, ‘shoppings’, universidades - possuem algo em comum: grande circulação. Esses espaços necessitam de organização, limpeza e conservação.

Se atualmente você frequenta um desses lugares sabe a importância que o serviço de limpeza tem para a manutenção do ambiente e qualidade dos serviços ofertados pelos locais citados.

A importância do serviço de limpeza

É inegável dizer que um ambiente limpo e conversado é um ambiente confortável para frequentar. A conservação do local pode não afetar efetivamente as operações, mas em sua maioria traz uma percepção diferente de organização.

Locais não higienizados ou desorganizados não são impeditivos para a execução do trabalho, como, por exemplo, um escritório, no entanto, um ambiente desagradável pode trazer dificuldades de concentração e produtividade.

O comportamento também pode mudar diante de um local bagunçado, afetando a criatividade e o desejo de trabalhar. A verdade é que somos completamente afetados pelo contexto que estamos inseridos. Mais do que psicologicamente, um local organizado e limpo promove maior produtividade quando os documentos e mesas estão organizadas.

A imagem da organização

Quando o assunto é organização e limpeza estamos falando também da imagem da empresa, afinal, um ambiente bagunçado e sujo sugere uma empresa bagunçada e suja. A imagem da empresa garante a credibilidade de sua marca, desde os serviços fornecidos, a organização interna até a organização externa.
Essa percepção é ainda mais importante quando pensamos em grandes indústrias, shoppings, restaurantes que tem uma grande circulação de pessoas e demandam uma equipe de limpeza especializada.

Senso de Limpeza - 5S

O Senso de limpeza é um Método criado no Japão com o objetivo de manter o local de trabalho mais organizado e consequentemente mais produtivo. Atualmente muitas empresas fazem uso do Método 5S, como, por exemplo, a Coca-Cola FEMSA Brasil. O método iniciou como um projeto-piloto na linha de produção, após identificar os impactos positivos, a Coca-Cola estendeu o método para todos os setores.

Outra grande empresa que aderiu o Método 5S foi a Toyota Motor Corporation que continua utilizando o método devido a sua eficácia.

Os 5S’s são:

  • Seiri – Classificar
  • Seiton – Organizar
  • Seisô – Limpar
  • Seiketsu – Saúde e Higiene
  • Shitsuke – Autodisciplina

Com os exemplos, já foi mais que comprovado que o método pode funcionar em grandes empresas, mas também podemos considerar-lo em nosso dia a dia, como, por exemplo, na organização do escritório.

Equipe de Serviço de Limpeza

Com o entendimento da importância do Serviço de Limpeza para as organizações, é preciso pensar em como viabilizar isso. Atualmente no mercado muitas empresas optam por contratar um serviço terceirizado de limpeza, mas independentemente do tipo de contratação, é importante considerar alguns pontos ao formar uma equipe de limpeza.

Mão de obra qualificada

Hoje há muitas especializações para serviço de limpezas garantindo ao profissional conhecimento sobre os produtos utilizados e equipamentos garantindo a sua segurança.

Compreensão da Rotina

Organizações de modo geral tem sua rotina bem estabelecida. Isso significa que o serviço deve ser realizado sem interferir ou atrapalhar a rotina estabelecida. Por isso, os horários de serviço de limpeza são muitos.

Treinamentos

A organização deve ofertar a equipe de limpeza treinamentos para que haja um desempenho alto nível. Mesmo que o profissional tenha feito especializações, é importante considerar que cada organização tem espaços e diretrizes diferentes, por isso, o treinamento pode fazer parte de um trabalho executado com excelência.

O papel da organização

Para a eficácia do serviço é importante que a empresa contratante deve fornecer equipamentos de proteção individual(EPI) e coletivo(EPC). A empresa contratante também é responsável em garantir que os funcionários utilizarão os equipamentos de proteção.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados