termos

Hashdex

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/07/2021 às 07:13 - Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Hashdex?

Hashdex é uma gestora de investimentos em criptoativos. Foi fundada em 2018, por Marcelo Sampaio e Bruno Caratori, engenheiros e empreendedores, e conta com mais de 70 mil cotistas e R$ 2 bilhões de ativos.

A missão da fintech é a de conectar investidores tradicionais ao universo da blockchain e dos investimentos em criptomoedas, de forma acessível e simplificada.

Vale ressaltar que blockchain é uma estrutura de dados utilizada pela Bitcoin, uma moeda digital, e por diversas outras redes. Nesse sistema, existem blocos com informações sobre transações (hash). Mas cada participante da blockchain pode validar essa cadeia, como um controle descentralizado. 

Como a Hashdex foi fundada?

A startup do ramo financeiro, cuja sede se localiza no Rio de Janeiro, tem entre 11 e 50 funcionários, é registrada na Comissão de Valores Mobiliários e está sujeita às regras de alguns órgãos americanos, como a SEC (Securities and Exchange Commission) — uma espécie de CVM dos EUA.

A motivação da Hashdex também está relacionada ao próprio mercado de criptomoedas, que vale aproximadamente US$ 270 bilhões. 

Mas por que os especialistas financeiros têm tanta expectativas com as moedas digitais? Porque elas podem resolver uma série de problemas. 

Por exemplo: você já se incomodou com um anúncio ‘perseguindo’ você por causa de uma compra cancelada ou porque visitou a rede social de uma pessoa? 

A Ethereum, por meio do BAT (Basic Attention Token), um tipo de moeda digital, paga quem dá suas informações para esses anunciantes. 

Dessa forma, as criptomoedas estão por trás de projetos altamente promissores e, em vez de apenas ter Bitcoin ou Ethereum, investir e ter lucro sobre eles é uma oportunidade a mais. 

Não é à toa que o Google, as gestoras Flagship Renaissance e JP Morgan e o bilionário Ray Dalio já investem em criptoativos.

Como funcionam os fundos da Hashdex?

Os principais produtos da Hashdex, como toda gestora, são os fundos de investimento. Veja quais são:

Hashdex 20 NCI

É o fundo em que apenas 20% dos recursos são alocados em criptoativos e 80%, em renda fixa. Como a missão da Hashdex é ligar o investidor tradicional à blockchain, eles contam com esse fundo ideal para quem está iniciando na área. 

Hashdex 40 NCI 

Já esse fundo é composto, em 40%, de criptoativos e os outros 60% em ativos de renda fixa. É recomendado para investidores mais qualificados entre as moedas digitais 

Hashdex 100 NCI

É o fundo 100% focado em criptoativos. Lembrando que, ao investir em fundo de criptos, há proteções regulatórias e maior simplicidade com o pagamento dos impostos.

Fundo Bitcoin

Como o nome sugere, é o fundo composto integralmente por Bitcoin.

Fundo Ouro Bitcoin

Seguindo os critérios de Ray Dalio, nesse fundo, metade do risco tem origem na exposição ao ouro e a outra metade, do Bitcoin. Mas os pesos são diferentes. Bitcoin compõe entre 15 e 35% e, ouro, 25%.

Além disso, a Hashdex comercializa um ETF (Exchange-traded fund), o HASH11.

Criado em parceria com a Nasdaq, o HASH11 é o primeiro ETF referenciado em índice de criptomoeda do Brasil. Ele segue o índice NCI (Nasdaq Crypto Index), que tem 62,24% de Bitcoin, 31,89% de Ethereum, 1,35% de Litecoin e outras criptos. Conheça as suas características:

  • taxa de administração de 0,3% ao ano, além de impostos, contribuições, honorários dos auditores independentes, entre outros.
  • tributação de 15% de Imposto de Renda sobre o ganho de capital
  • não tem IOF nem come-cotas;
  • seu administrador é o Banco Genial S.A.
  • é o 5º maior da Bolsa.

De modo geral, ter criptos e investir em HASH11 é promissor e ajuda na diversificação da carteira. Contudo, a Hashdex tem suas taxas para administrar esses produtos financeiros, portanto é necessário conhecê-las antes de entrar para esse mercado. 

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!