termos

Habitação multifamiliar

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/06/2021 às 02:30 - Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é habitação multifamiliar?

Habitação multifamiliar é toda e qualquer construção que consiga comportar, em um mesmo espaço, lote ou terreno, diversas moradias. 

Ou seja, são prédios, lofts, condomínios fechados, residenciais, conjuntos de casas geminadas e conjuntos habitacionais.

Qual a importância da habitação multifamiliar?

Em qualquer sociedade, os indivíduos precisam encontrar caminhos para sua sobrevivência, desenvolvimento e bem-estar. Habitações individuais, unifamiliares ou habitação multifamiliar são as opções a serem escolhidas.

A forma como as moradias são formadas, ao longo dos anos, acompanham o crescimento e desenvolvimento das cidades – justamente para se adaptarem às reais necessidades da população que nela vive.

A modalidade multifamiliar vem ganhando cada vez mais espaço nas cidades grandes e médias porque conseguem agrupar o maior número de residentes em um mesmo lote habitável. Mas há outros fatores que favorecem esse tipo de moradia, como a segurança oferecida aos moradores.

Sim, os prédios e arranha-céus tão populares e dominantes nas grandes cidades e os condomínios tão desejados por quem busca conforto e segurança, nada mais são do que modelos de habitação multifamiliar. 

Toda propriedade com várias moradias é habitação multifamiliar?

Os condomínios de casas, conjuntos de sobrados ou sobrepostas normalmente são chamados de habitações horizontais já os prédios são nomeados habitações verticais. 

A habitação multifamiliar surgiu como uma opção assertiva de se construir, em um mesmo bloco, várias moradias capazes de abrigar um grande volume de indivíduos. 

Portanto, até as propriedades de classe social menor, como os sobrados, também são consideradas habitações multifamiliares.

Quais as vantagens e quais os riscos ao investir em habitação multifamiliar?

Comprar um imóvel é sempre um investimento que precisa ser avaliado com muita calma e sabedoria. Afinal, é um bem para a vida toda e, quando bem preservado, livre de dívidas e bem localizado, ao longo dos anos, pode ter seu valor de venda duplicado.

A habitação multifamiliar, como qualquer outro investimento imobiliário, possui vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em conta.

A principal vantagem é, sem dúvidas, a segurança. Muitos condomínios possuem portaria 24h para dar maior tranquilidade e restringir o acesso de estranhos não autorizados. Fora isso, os condomínios atuais oferecem uma série de opções de lazer internos como: piscina, quadras poliesportivas, playground, academia e espaços para festas.

Já as entre as desvantagens, a que mais se destaca é o valor condominial a ser pago mensalmente, que pode ser alto. 

Outro fator é a convivência entre vizinhos, que pode não ser tão amigável, e uma privacidade reduzida que, muitas vezes, pode incomodar aqueles que não estão acostumados a viver em uma habitação multifamiliar.

Habitação multifamiliar: como funciona nos EUA?

Nos EUA, a habitação multifamiliar passou por um verdadeiro boom nos últimos anos. 

A crise econômica que assombrou o país, e o mundo, na última década, fez com que muitos ricos ampliassem seu leque de investimentos e olhassem com interesse para esse tipo de construção.

Por lá, a habitação familiar tem feito sucesso principalmente no sul do país e nas cidades praianas, onde o sol reina boa parte do ano e os condomínios ganharam ares de resorts de luxo. 

Provavelmente, essa seja a principal diferença entre os condomínios verticais e horizontais construídos na última década nos EUA, quando comparados aos construídos no Brasil: o clima “todo o dia é férias”. 

Esse modelo de habitação familiar tem chamado atenção não apenas de americanos, mas de estrangeiros, incluindo brasileiros. Eles investem em uma moradia nesse formato tanto como uma opção de segundo lar, como para aluguel por temporada por meio de aplicativos.

Assim, se você deseja ter imóveis "do jeito raíz", como os de habitação multifamiliar, sem ser por aquisição de fundos imobiliários, é necessário levar todas esses pontos em consideração.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

Workaholic

Workaholic

Você sabe o que é Workaholic? Entenda o conceito por trás dos viciados em trabalho e se esse é um aspecto positivo ou negativo dentro das empresas.

  CONTINUAR LENDO