Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Growth Investing

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/04/2021 às 15:17 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Growth Investing?

O Growth Investing é um estilo de investimento que, basicamente, se concentra no aumento de capital do investidor. Normalmente, os investidores mais novatos tendem a preferir esse tipo de negócio, já que essa estratégia foca em empresas pequenas ou ainda jovens nas quais os ganhos podem aumentar a uma taxa acima da média quando comparadas com o mercado geral ou, ainda, o seu setor da indústria.

Além disso, o Growth Investing também se torna muito atraente para diversos investidores pelo motivo de que a compra das ações de empresas que são emergentes pode proporcionar retornos muito impressionantes caso elas venham a ser bem-sucedidas. Esses negócios, no entanto, não foram testados — o que costuma ser um risco bastante alto a se pagar.

Como o Growth Investing funciona?

Os investidores interessados em Growth Investing geralmente procuram investimentos em indústrias de rápida expansão, em que novos serviços e novas tecnologias são desenvolvidas. A partir daí, buscam o lucro por meio da valorização do capital, ou seja, dos ganhos que poderão obter ao vender as ações — ao contrário dos dividendos, que recebem enquanto ainda as têm.

Na verdade, o que mais acontece é que a maioria das empresas que trabalham por ações de crescimento reinvestem seus lucros no negócio ao invés de pagar os dividendos aos seus acionistas. Elas tendem a ser, como dito anteriormente, jovens, pequenas ou ainda as que começaram a negociar publicamente e contam com um excelente potencial.

A ideia é que a empresa prospere e, a partir daí, se expanda. Esse crescimento nas receitas e nos ganhos, então, acabará se traduzindo como preços mais altos das ações no futuro. Uma ação com Growth Investing pode, portanto, ser negociada a uma alta relação de preço/lucro (P/L). Pode acontecer que cada uma delas apresente um ganho no presente, mas o esperado é que ele apareça no futuro.

Quais são os desafios do Growth Investing?

Um dos maiores desafios do Growth Investing é pagar caro demais pela ação ou deixar as expectativas de retorno muito elevadas. Isso porque, como o mercado sempre tenta prever o futuro de alguma forma, as ações com potencial de crescimento elevado podem apresentar múltiplos mais altos — e, quanto maior eles forem, maior será a expectativa de resultados futuros.

Outro desafio — que pode ser encarado até como uma desvantagem — é escolher a estratégia de crescimento errada. Por esse motivo, é importante sempre atentar-se à companhia de crescimento escolhida para o investimento e investigar quais são os tipos de aquisições que ela faz e o motivo por trás de cada uma delas.

Resistir à tentação de operar também pode ser considerado como um dos desafios do Growth Investing. Isso pode acontecer porque, como as ações de crescimento tendem a ser bem mais voláteis que a média, os investidores podem ser levados a acreditar que quanto mais girarem a carteira, mais retornos superiores alcançarão.

Quais são as diferenças entre Growth Investing e Value Investing?

De uma forma bem simples, o Growth Investing defende que o investidor dê preferência para as empresas que estão sendo negociadas a preços superiores ao seu valor intrínseco. Já o foco do Value Investing é encontrar excelentes negócios que apresentem preços mais “promocionais”.

Outra grande diferença entre as metodologias é que no Value Investing, o investidor vai em busca de grandes empresas com P/L baixo, entre outros fatores menos decisivos. Por outro lado, o Growth Investing sempre dará preferência para os negócios menores que apresentem um P/L mais elevado.

É preciso, então, tomar bastante cuidado no momento de escolher a melhor metodologia. Isos porque é necessário levar em consideração o risco de a projeção não se confirmar, o que leva o investidor a cometer o erro de comprar uma ação justamente no seu pico. Por isso, o uso do Growth Investing dever ser analisado com muita cautela e de forma individual para cada caso.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados