Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Growth Capital

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/03/2020 às 19:30 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Growth Capital?

Growth Capital (capital de crescimento, em tradução livre) é uma modalidade de investimento feita em empresas que tenham certo grau de maturidade, mas ainda apresentem bom potencial de crescimento para o futuro.

Como toda negociação financeira, trata-se de uma prática que apresenta alguns benefícios para as duas partes. Para a empresa que recebe o aporte de capital, essa é uma oportunidade de expansão do negócio com a realização de algum projeto ou investimento específico que não seria possível sem essa injeção financeira. E isso em prazos menores do que seria possível de maneira independente.

Já para o responsável pelo aporte (geralmente fundos de investimentos), o principal benefício é tornar-se sócio de um negócio que, ao menos em uma análise inicial, tem bom potencial de crescimento e se apresenta como promissor. O Growth Capital é uma estratégia de investimento muito comum para fundos de Private Equity.

Qual é o perfil de negócio ideal para a prática do Growth Capital?

Como mencionamos no tópico anterior, os investidores adeptos da prática de Growth Capital buscam essencialmente empresas de médio porte cuja operação já apresente certo nível de consolidação e um market share consolidado, mas ainda com um bom potencial de crescimento. Esse é, afinal, o perfil de negócio que permite a um investidor maximizar seus lucros em relação aos outros modelos de companhias.

Uma empresa de grande porte (como Itaú ou Nike, por exemplo) não são tão atrativas para esse tipo de investimento porque, embora altamente capacitadas para gerar lucro, não possuem o apelo do crescimento. São negócios consolidados e consistentes. Assim, não faz muito sentido investir com "capital de crescimento" neste cenário.

Por outro lado, empresas muito pequenas apresentam maiores riscos. Ainda que tenham ótimas perspectivas para o futuro, normalmente são negócios com poucos clientes e dificuldades de consolidação. Neste caso, o investimento muitas vezes poderia ser tomado como capital de giro ou quitar dívidas de curto prazo do que para investimentos na sua evolução que, em suma, é o grande objetivo do Growth Capital.

Considerando esse cenário, fica evidente porque as empresas que estão "no meio do caminho" do seu processo de crescimento chamam mais atenção. É a alternativa que melhor equilibra a redução de risco com excelente potencial de retorno.

Cuidados com Growth Capital

Embora seja uma prática que une diferentes interesses, o Growth Capital exige alguns cuidados. Um deles é a forma pela qual a entrada de capital será considerada. Existem diferentes modos de realizar o processo e, portanto, atenção ao contrato é fundamental.

Outra questão a considerar é que uma empresa de Private Equity, ao realizar um investimento, deseja o crescimento do negócio. Para tal, ela pode se converter em um acionista majoritário ou, como é muito mais comum, manter-se como acionista minoritário, mas com participação ativa em diferentes aspectos essenciais ao negócio. Esse é um ponto importante no que se refere ao controle e à tomada de decisão organizacional.

Já focando no lado do investidor de Growth Capital, uma boa recomendação é a diversificação. Ou seja, evitar ter em portfólio empresas de um mesmo setor ou segmento ajuda a mitigar o risco da operação.

Por fim, é preciso um alinhamento entre as partes sobre os objetivos de curto e médio prazos. Raramente o investimento é recuperado no curtíssimo prazo, exigindo alguma paciência de ambas as partes para não acelerar processos naturais de crescimento.

De qualquer forma, trata-se de uma prática de mercado que pode apresentar excelentes resultados. Para a empresa que recebe o aporte financeiro, é uma maneira barata de financiamento em relação aos outros métodos disponíveis (principalmente as opções bancárias, com altas taxas).

Para o investidor, acaba sendo uma excelente maneira de diversificar investimentos e ter em portfólio um negócio que, ao menos em tese, oferece excelente rentabilidade potencial.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre