Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

FRM – Financial Risk Manager

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/03/2021 às 18:35 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é FRM?

Financial Risk Manager, também conhecido apenas pelas iniciais FRM, é uma certificação profissional atribuída via curso para alguns profissionais do mercado financeiro, em especial para aqueles que trabalham com o gerenciamento de riscos.

Vale lembrar que a atuação deste tipo de profissional exige um conhecimento que vai muito além do técnico sobre finanças. É preciso, afinal, entender de economia, de aspectos comportamentais humanos, entre outras habilidades. E, claro, apresentar capacidade de síntese desses fatores para uma boa análise de risco.

Sendo assim, em busca de aprimorar suas habilidades, um profissional que atua ou desejar atuar na área de riscos pode buscar a certificação Financial Risk Manager. É o caso de cargos como Chief Risk Officer ou Investment Risk Manager nas instituições financeiras ou instituições públicas.

Como funciona o FRM?

A certificação do FRM é gerenciada por uma importante entidade global: a Global Association of Risk Professionals (GARP). A empresa estadunidense é responsável por organizar as diretrizes do treinamento que tem uma padronização internacional.

O profissional que desejar a formação Financial Risk Manager deve realizar antes uma prova que é dividida em duas etapas:

  • 1ª prova: a primeira parte da prova é composta por 100 questões de múltiplas escolhas, assim como boa parte dos vestibulares do Brasil. O tema em foco está em riscos financeiros, sendo a maior parte das perguntas sobre Mercado Financeiro e Produtos (30%) e Modelos de Risco (30%). O tempo total para realização do questionário é de quatro horas;
  • 2ª prova: a segunda parte da avaliação FRM é composta por outro questionário de múltipla escolha, mas desta vez com 80 perguntas que visam a aplicação dos conceitos teóricos ao mercado. Dominam a prova perguntas sobre Gestão de Risco de Mercado (25%), Medição e Gestão do Risco de Crédito (25%) e Gestão Operacional e Integrada de Risco (25%). O prazo para realização também é de quatro horas.

Após a realização das duas etapas da prova, o candidato recebe a sua nota, um comparativo com o seu desempenho diante dos demais candidatos e, finalmente, o resultado final que pode ser pass (aprovado) ou fail (reprovado).

Além disso, é necessário arcar com os custos de inscrição. Como o exame é internacional, o valor a pagar é em dólares, algo que pode dificultar a participação dos candidatos brasileiros pelo alto custo.

Como estudar para o FRM?

Como vimos, a prova da certificação FRM é bastante desafiadora. Assim, é extremamente importante que o candidato se prepare para a avaliação. Vale lembrar que é um teste em inglês e, naturalmente, exige primeiramente o domínio de língua estrangeira.

Em termos técnicos, a preparação pode ser realizada pela FK Partners. A instituição é focada no tema e oferece um curso especializado para a avaliação do Financial Risk Manager.

Outro ponto importante é que a prova é bastante exigente com seus participantes. Desta forma, é preciso estar focado para estudar bastante. Se não há disponibilidade de tempo, o ideal é deixar para outro momento a certificação.

O que faz um gestor de risco?

Gostou da ideia de realizar a certificação FRM, mas ainda não sabe se essa é uma carreira para você? Pois bem, vamos falar então sobre o que faz um gestor de risco, que é o cargo principal da categoria.

Em primeiro lugar, ele é responsável por calcular os riscos e, consequentemente, encontrar boas oportunidades no mercado financeiro pensando na potencial perda que as operações podem trazer.

Ademais, não são apenas as instituições financeiras que precisam de um Risk Manager. Empresas privadas e até mesmo o governo são outros exemplos de atividades que demandam esse tipo de avaliação periodicamente na sua tomada de decisão.

Outro ponto essencial é a adesão do perfil profissional. Um gestor de risco está constantemente sob pressão. Além disso, precisa ter uma excelente capacidade de observação para análises pertinentes a cada cenário enfrentado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!