Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Formas de Pagamento

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/07/2020 às 14:32 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são Formas de Pagamento?

O termo por si só já é bem sugestivo, e direto, quanto ao seu significado. Entretanto, existem muitas formas de pagamento pouco utilizadas e até mesmo, não consideradas nos dias atuais, sabia?

O ato de realizar um pagamento nos remete a compra de algo; a troca entre diferentes produtos – item pelo dinheiro, por exemplo. 

Esse tipo de troca acontece desde que o mundo é mundo: para obtenção de algo, é necessário realizar uma oferta em prol daquela necessidade. 

Já ouviu aquela expressão em que diz “ninguém nos dá nada de graça”? Então, bem sabemos que isso é verdade!

Atualmente, qualquer tipo de pagamento é realizado através de dinheiro, além de que existem inúmeras formas para realizar essa ação. Porém, nem sempre foi assim.

Há cerca de 10 mil anos a.C., o pagamento era realizado através de animais, como vacas, carneiros, bois, galinhas, porcos, entre outros. A grande maioria das pessoas viviam em terras aptas para criação dos respectivos bichos. 

Anos mais tarde, além dos animais, os seres humanos passaram a realizar pagamentos através da plantação de grãos e tubérculos. Arroz, milho, batata, mandioca, e demais alimentos eram ofertados em troca de outros alimentos ou objetos.

Pode-se dizer que, no passado, a população sobrevivia a base de troca entre produtos essenciais. Um fazendeiro com criação de gado poderia pagar por alguns quilos de batatas tranquilamente, através de um de seus bois, por exemplo. 

Até que, por volta de 1.000 a.C., a China deu vida as primeiras moedas! Elas eram feitas a partir dos preciosos minérios que conhecemos hoje: bronze, prata e ouro. 

Como se já não bastasse ser essa grande potência que conhecemos hoje, a China também foi responsável pela criação das cédulas de dinheiro– visto que a própria população oriental também foi responsável pela criação do papel. 

Ou seja, as formas de pagamento passaram por grandes períodos evolutivos, até ser o que conhecemos hoje. Aliás, quem garante que não se modifiquem mais vezes no futuro? Afinal, o desenvolvimento tecnológico está aí para isso!

Quais são as principais Formas de Pagamento da atualidade?

Com o avanço da tecnologia, realizar pagamentos se tornou uma ação muito mais fácil, pois muitas vezes, pode acontecer até a distância – online. Confira algumas das formas de pagamento mais difundidas em todo o mundo atualmente:

Dinheiro 

Obviamente tudo é pago com dinheiro hoje em dia, até aqui sem novidades. Porém, já não são todas as pessoas que costumam andar com cédulas e moedas na carteira!

O pagamento em “dinheiro vivo”, como é popularmente conhecido, pouco a pouco foi dando lugar a outras formas mais práticas e até mais seguras.

Porém, ainda assim não pode ser uma forma de pagamento totalmente descartada, porque muitos estabelecimentos só vendem seus produtos a partir do pagamento em espécie. 

Cartão

O que seria de nós sem um cartão de crédito ou débito, não é mesmo? Pois é, esta se tornou uma das formas mais utilizadas da atualidade.

O primeiro cartão foi criado por um empresário chamado Fred McNamara, na década de 50. Foi titulado de Diners Club Card, devido a um acontecimento pessoal na vida de McNamara que o despertara tal ideia. 

O conceito de pagamento através de cartões logo se espalhou e foi adotado por uma série de empresas. 

Os bancos americanos lançaram o BankAmericard e o Master Charge: The Interbank Card, posteriormente conhecidos como VISA e MasterCard, respectivamente. 

Boleto

O boleto bancário também é uma forma de pagamento bastante utilizada, ainda mais quando falamos de pagamento online através do código de barras.

Entre os meios de pagamentos já citados, este é o mais recente. O boleto bancário surgiu em outubro de 1993, através de uma instrução normativa declarada pelo Banco Central.

Realizar pagamentos de compras ou serviços está cada vez mais fácil. Para você, qual é o meio mais eficaz?

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados