Logo Mais Retorno
termos

Financiamento de mezanino

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/05/2021 às 19:42 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O que é financiamento de mezanino? 

Financiamento de mezanino é um tipo de capital de mezanino, ou seja, um recurso resultado de uma mistura entre dívida e participação em uma propriedade ou sociedade, utilizado para financiamentos. 

Esse tipo de financiamento é mais comum, no geral, entre os investimentos de Private Equity e startups — que, cada vez mais, têm tido participação na Bolsa de Valores.

Como funciona o financiamento de mezanino?  

E se você pudesse fazer um financiamento para uma empresa em que, em vez de pagar toda a dívida em dinheiro, pudesse conceder parte dessa empresa ao credor? 

Essa é a premissa básica do financiamento de mezanino. 

A propósito, ele é tratado como participação no balanço da empresa e, em casos de inadimplência, emite debêntures conversíveis em ações.

Além disso, outra motivação para que grandes players forneçam financiamento de mezanino é a possibilidade de fazer uma aquisição ou entrar em uma sociedade com mais cautela, por isso aderem a essa estratégia. Com isso, a organização obtém um retorno mais alto e contribui menos com a compra da participação. 

Entes devedores

Conheça as vantagens dessa opção de aporte financeiro para as empresas:

  • Recebimento de pagamentos de juros contratuais obrigatórios mensalmente, trimestralmente ou anualmente (mais lucrativo que nos financiamentos comuns);
  • Captação sem garantias, pois essa segurança se dá pelo fluxo de caixa futuro resultante;
  • Flexibilidade, pois a amortização do principal, por exemplo, pode ser diferida por muitos anos e ajustada para caber na projeção de fluxo de caixa do devedor.

No entanto, os proprietários podem perder controle do financiamento devido à perda de participação e eles pagam mais em juros enquanto a negociação está em vigor.

Outro problema são os critérios para obter o financiamento: demonstrar um histórico no setor com boa reputação e produtos consolidados, rentabilidade e plano de expansão para o negócio, como expectativas de aquisições ou uma oferta pública inicial (IPO).

Além disso, essas mesmas vantagens citadas podem ter um lado ruim: a falta de garantias e a própria velocidade do crédito torna esse tipo de financiamento menos acessível que os empréstimos bancários normais ou financiamento de ações.

Entes credores

De outro modo, os pontos positivos para os investidores são:

  • Oportunidade de entrar em negócios que ainda não estão abertos para uma sociedade, com menor exposição e risco de liquidez, além da prioridade em eventual liquidação;
  • Juros dedutíveis;
  • Maior capacidade de gerenciar a dívida.

Como o financiamento de mezanino influencia o Private Equity?

O Private Equity é um tipo de investimento que tem forte relação com o financiamento de mezanino. Ele consiste em adquirir participação em companhias de capital fechado, para que elas se valorizem e, assim, torne-se viável a sua abertura de capital.

No ciclo de vida dessas empresas de capital fechado, existem algumas fases para que elas possam receber um financiamento, como o do tipo mezanino. 

  • Fase inicial

A startup ainda está no papel e ela apenas conta com um investidor anjo, que pode até vir do círculo familiar ou de amizades.

  • Seed-stage

Neste momento, a empresa passa a necessitar de capital para desenvolver o seu produto, fazer pesquisas de mercado e afins. Os fundos de Venture Capital são os principais investidores.

  • Early-stage

A companhia segue avançando, mas ainda precisa de financiamento para produzir e vender o seu produto.

  • Expansão

A startup passa a expandir a sua atuação, escalar a produção e começam a fazer as rodadas de captação junto a empresas de Private Equity.

  • Mezanino

Enfim, neste último estágio antes da companhia se tornar pública, faz-se um financiamento de mezanino pela própria empresa, com a sua geração de caixa, ou pelas empresas de Private Equity até o seu IPO.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter