Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

FIF (Fundo de Investimento Financeiro)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/07/2021 às 16:15 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Fundo de Investimento Financeiro (FIF)?

Conhecido também pela sigla FIF, Fundo de Investimento Financeiro é uma expressão corrente no mercado de ações que é usada para se referir a um espaço que funciona como uma espécie de “condomínio” de investidores. Trata-se, portanto, de um grupo que é responsável por reunir os valores disponibilizados pelos investidores e realizar investimentos em ativos que eles jugam ser os mais vantajosos.

O gestor ou grupo de gestores desse montante arrecadado é responsável por acompanhar de perto e de forma constante o movimento do mercado para, assim, identificar as melhores oportunidades. Cabe ao gestor não só investir nos ativos de maior potencial, mas também proteger o capital que foi confiado a ele. Nesse sentido, é comum se falar em hedge, que compreende um conjunto de manobras de proteção contra perdas.

Ao fazer um investimento em um fundo, o investidor, por intermédio do gestor, terá a possibilidade de trabalhar com diversas combinações de ativos, bem como de seus respectivos percentuais de aplicação. Algumas das categorias mais comuns de FIF são:

  • Fundos cambiais e de ouro: para investimentos em moeda ou ouro, que são feitos com margem igual ou superior a 80%;
  • Fundos de renda fixa: é de praxe que 80% do fundo seja investido nessa categoria, que compreende, por exemplo, títulos do tesouro, crédito privado etc.;
  • Fundos de previdência: é para onde se destinam as quantias dos investidores em previdência privada, que, apesar de não ter os melhores retornos, costuma ser atrativo devido à chamada sucessão patrimonial;
  • Fundos imobiliários: são cotas, ou seja, partes (não físicas) de salas comerciais, galpões, hotéis, shoppings e costumam ser mais atrativos do que simplesmente adquirir um imóvel;
  • Fundos de ações: o gestor de um fundo deve investir 60% do montante em ações no mercado;
  • Fundos multimercado: são fundos considerados mais liberais, pois dão grande liberdade ao gestor para que sejam feitas aplicações em ativos de sua preferência.

O que são as cotas do Fundo de Investimento Financeiro?

As cotas representam cada fração do patrimônio líquido de um determinado fundo. Os investidores de um FIF recebem suas partes em forma de cotas, que são proporcionais ao investimento que fizeram. As cotas a que os cotistas têm direito são calculadas dividindo-se o valor do patrimônio líquido do fundo pelo número de cotas emitidas.

Vale ressaltar que esses proprietários não podem ceder suas cotas de fundo aberto. Apenas as de fundo fechado podem ser repassadas, desde que as partes assinem um termo de cessão e transferência. Outra opção para esse repasse é fazê-lo na bolsa de valores ou na chamada entidade de balcão organizado.  

Essas e outras regras, que devem ser seguidas pelas partes envolvidas, são estabelecidas pelo Banco Central e pelo CVM. As diretrizes fixadas por esses órgãos reguladores visam à limitação das negociações por parte de um determinado fundo de seus próprios títulos e de instituições afins, além da fiscalização dos preços praticados no mercado.

Quais as vantagens do Fundo de Investimento Financeiro?

Aquela pessoa física ou jurídica que não quer aplicar por conta própria, costuma recorrer a essa modalidade de aplicação, que permite que o investidor se dedique a outras atividades e, dessa maneira, não precise analisar o mercado diariamente. Para essa função é que existe o gestor. 

Apesar de o gestor ser a figura a quem o investidor deve confiar seu dinheiro, as vantagens do FIF também incluem proteção contra possíveis falhas desse gerenciador. A legislação brasileira, com o intuito de minimizar os riscos desse tipo de fundo, limita a 10% a obtenção de patrimônio de um fundo por parte de uma pessoa jurídica. No caso de investimentos em empresas, o gestor fica proibido de aplicar mais de 20% na mesma companhia.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados