Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fashiontech: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/09/2022 às 12:48 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é FashionTech?

FashionTech é um termo que descreve startups que trabalham com tecnologias inovadoras na aquisição de materiais e design de moda e a sua aplicabilidade tanto na fabricação quanto no transporte e no varejo de moda. De forma mais simples, a tecnologia da moda cria ferramentas para a indústria da moda com o objetivo de melhorar a forma como se produz e se consome moda.

Para isso, as startups utilizam ferramentas modernas como o uso de Inteligência Artificial em design de moda, impressoras 3D ao invés de máquinas de costura, alternativas de couro feito em laboratório para substituir o couro animal, scanners corporais em vez de fita métrica, realidade aumentada e RV para varejo e muito mais.

Quais são as maiores características de uma FashionTech?

Uma das maiores características de uma FashionTech é o uso de Big Data em seus processos. Hoje em dia, quase todas as startups utilizam tecnologias de ponta de alguma forma ou de outra. Além disso, elementos como a robótica, IA, o aprendizado de máquinas e quaisquer outros desenvolvimentos tecnológicos mais recentes decorrentes de áreas que envolvem atividades inovativas são exemplos disso.

Outra característica dessas startups são os processos co-criativos. Neles, os consumidores também ajudam as marcas a decidir quais itens ela deve projetar e produzir. Um exemplo disso é o Moda Operandi, que recebe pré-encomendas para designers.

Para ter sucesso com essa “parceria”, cada marca deve descobrir como se conectar com seus clientes e estruturar seus negócios em torno dos relacionamentos que deseja ter com o público.

Quais são alguns exemplos de FashionTechs pelo mundo?

Existem várias FashionTechs espalhadas pelo mundo e uma delas é a Intelistyle. Essa startup de moda com sede no Reino Unido lançou um aplicativo inovador em 2017. Ele permite que os usuários procurem roupas online e, em seguida, sincronizem ou combinem com suas próprias imagens.

O uso da Inteligência Artificial no processo também recomenda os melhores looks para qualquer ideia dos consumidores.

Já a Thread é uma startup de FashionTech fundada em 2012 com o objetivo de auxiliar os homens a se vestir melhor. Ela funciona ao misturar o auxílio de estilistas online com percepções de Big Data e IA.

Para começar, é só informar a plataforma sobre algumas preferências em moda e quanto o cliente está disposto a gastar em roupas. Também inclui o tamanho das roupas e algumas marcas favoritas que o usuário deseja. Então, o personal stylist recomenda roupas que eles acham que serviriam para os interessados.

Outra Fashiontech de destaque é a Hurr Collective, uma startup de moda em Londres. A empresa oferece uma plataforma de moda sob demanda que utiliza tecnologias como verificação de identidade em tempo real, Geolocalização e IA. O objetivo é ajudar os clientes a compartilhar seu guarda-roupa da maneira mais segura, rápida e moderna.

Como será o cenário das FashionTechs no futuro?

Uma década atrás, uma mistura de realidade virtual com elementos de moda não significava muito mais do que a simples ideia de exibir uma roupa em um formato 3D mais descolado. No entanto, hoje, a realidade aumentada já consegue oferecer aos clientes maneiras novas de encontrar — e usar — a moda.

O futuro das FashionTechs, então, se torna o futuro da própria indústria da moda. Isso porque ela não precisará ser definida como uma palavra que esteja em alta ou uma disciplina separada. Na verdade, ela fará parte da maneira como a moda é projetada, produzida e consumida.

Além disso, essa é uma indústria cada vez mais ágil que já está mudando o equilíbrio de poder dos fabricantes para um relacionamento conectado entre o designer e o consumidor final. É apenas uma questão de tempo até que a FashionTech se torne, de fato, uma nova norma tanto para a indústria quanto para os clientes finais.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados