Falibilidade

Última modificação em 01 de Setembro de 2021 às 03:27

O que é falibilidade?

O conceito de falibilidade diz respeito, no contexto da economia, ao índice de falência de empresas. Em outras palavras, ele permite acompanhar o desempenho dos negócios no nosso país.

A palavra "falibilidade" tem origem na falha. No mundo dos negócios, falhar em uma empresa significa levá-la à falência. Isto é, gerar um prejuízo que comprometa todo o caixa da companhia e não permita que ela continue com suas atividades operacionais.

No entanto, cabe a ressalva de que esse não é um contexto exclusivo do universo econômico. A falibilidade pode ser aplicada a outros tipos de processos também, como é o caso do processo jurídico, por exemplo.

Independente do contexto em que a falibilidade esteja inserida, contudo, o objetivo costuma ser o mesmo: identificar o índice de erros dentro da execução e acompanhar a evolução do indicador.

Como calcular o índice de falibilidade das empresas?

Apesar de ser um indicador relevante dentro da sociedade brasileira, não é difícil monitorar o índice de falibilidade. Ele é encontrado com uma divisão simples entre o total de negócios que fecharam suas portas diante do total de negócios abertos no país.

Portanto, em resumo, o cálculo da falibilidade pode ser realizado com a seguinte fórmula:

Índice de Falibilidade = Negócios encerrados / Total de negócios abertos

Imagine que, por exemplo, cem mil empresas tenham sido abertas no Brasil nos últimos cinco anos. Neste mesmo período, dois mil negócios foram à falência e tiveram que encerrar suas atividades. Utilizando da fórmula apresentada anteriormente, percebemos que o índice de falibilidade desse cenário hipotético seria de 2%. Veja você mesmo o racional:

Índice de Falibilidade = 2.000 / 100.000 = 0,02 = 2,0%

Embora seja mais comum a aplicabilidade desse cálculo no contexto empresarial, ele pode ser replicado para qualquer tipo de processo — inclusive em outras áreas. Um médico de UTI, por exemplo, pode dividir o número de vidas perdidas pelo total de pacientes recebidos.

Como está o índice de falibilidade no Brasil?

O número de falências de micro e pequenas empresas no Brasil sempre foi elevado. E essa é uma das grandes preocupações sobre o índice de falibilidade no nosso país.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 70% das empresas não ultrapassam a marca de dez anos de existência. Mais do que isso, o mesmo estudo apontou que aproximadamente 20% dos negócios abertos do Brasil não chegam ao segundo ano de atividade.

Os dados convergem para pesquisa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que apresenta números preocupantes para a taxa de mortalidade dos negócios brasileiros, algo que piorou durante a pandemia.

Tão preocupante quanto os números frios é a evolução desse índice de mortalidade. Não há, nos últimos anos, uma perspectiva de evolução desse cenário. Portanto, o índice de falibilidade de negócios no Brasil continua elevado.

Por que a falibilidade de empresas é alta no Brasil?

Existem inúmeros motivos pelos quais os negócios possuem uma curta expectativa de vida no Brasil. A começar pelo despreparado. Muitos empreendedores de primeira viagem não se preocupam em realizar um plano de negócios aprofundado, avaliando com calma os riscos para o seu projeto.

Uma das consequências desse cenário é que não há um capital de giro fortalecido para aguentar os meses de dificuldade. Com pouco caixa, a mortalidade acaba sendo um caminho natural, infelizmente.

Além disso, o Brasil é um país com alta carga tributária. O empresário paga muito imposto e essas despesas financeiras dificultam a sobrevivência dos seus negócios. Há, portanto, um desafio adicional do nosso cenário econômico.

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo