Última modificação em 23 de abril de 2021

O que é Factory Orders?

Em tradução livre para o Português, o termo Factory Orders significa "Pedidos de Fábrica". Esse é o nome de um importante relatório dos Estados Unidos sobre o volume de pedidos realizados para a indústria estadunidense. O seu nome oficial é Full Report on Manufacturers Shipments, Inventories and Orders.

Os dados são calculados pelo Departamento de Comércio do Estados Unidos e reflete o aquecimento do mercado interno. Quando há aumento dos indicadores do relatório, indica um aumento de demanda e, consequentemente, uma expectativa positiva de crescimento para a economia estadunidense. O inverso também é verdadeiro.

Além disso, o relatório de Factory Orders é dividido ainda em dois grupos principais:

Como funciona o Factory Orders?

O Factory Orders é uma relatório mensal, o que significa que é reportado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos com uma periodicidade média de 30 dias. Como mencionamos anteriormente, há uma análise tanto dos bens duráveis, como também dos bens não duráveis.

O objetivo desse tipo de documento é permitir o monitoramento do mercado industrial dos EUA, bem com os índices de crescimento da demanda interna. Existem observações também sobre a expectativa para os próximos meses, algo que pode se confirmar ou não no relatório do mês subsequente.

Outra característica comum está no detalhamento que ele oferece sobre os resultados. Há um Relatório de Bens Duráveis que é compartilhado pelas autoridades com maior velocidade, mas sem tanta estratificação. Já o Factory Orders permite um maior aprofundamento sobre os resultados de cada setor industrial.

Quais dados são compartilhados no Factory Orders?

Para que isso fique mais claro, podemos dar alguns exemplos de tópicos que são abordados ao longo do relatório de Factory Orders. Pense no caso de eletrodomésticos. O Relatório de Bens Duráveis pode atribuir um crescimento a esse setor, mas é com o relatório dos "Pedidos de Fábrica" que podemos verificar o aumento de cada item de maneira específica e individual — como geladeira, fogão, congelador, entre outros.

Além desses dados sobre aumento ou queda da demanda, o Factory Orders traz também outros tipos de dados. Podemos mencionar, por exemplo, os níveis de estoques das indústrias de cada segmento ou mesmo pedidos que estão em andamento (isto é, foram solicitados, mas ainda estão em processo).

Qual é a importância do Factory Orders?

O Factory Orders é um relatório de grande importância para o cenário econômico estadunidense na medida em que demonstra o nível de desempenho das atividades industriais. Desta forma, assim como alguns indicadores que temos no Brasil, eles atuam como um bom termômetro econômico para entender se o momento é de crescimento ou não.

Se os números de pedidos estão em crescimento, isso indica um cenário mais otimista para a atividade econômica nos EUA. Assim, as empresas tendem a elevar os níveis produtivos, enquanto que os consumidores tendem a ter maior interesse em comprar os produtos.

Isso costuma se refletir em um cenário de alta nas bolsas de valores estadunidenses. No entanto, nem sempre o crescimento dos indicadores do Factory Orders deve ser considerado como positivo. O aumento de demanda, afinal, pode se refletir em maiores níveis inflacionários.

Termo do dia

Ad Valorem

O que é Ad valorem? Ad Valorem é uma expressão latina, cujo significado literal é “conforme o valor”. Essa expressão é, em geral, usada no contexto…