termos

Euroclear

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/06/2021 às 05:32 - Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Euroclear?

A Euroclear é uma empresa belga que presta serviços financeiros especializados em liquidação e custódia de títulos escriturais. O método de trabalho da Euroclear também é conhecido como sistema de câmara de compensação - ou Clearing House.

Fundada em 1968, foi administrada pela Morgan Guaranty Trust Company até o ano de 2001. A partir dessa data, o sistema utilizado pela Euroclear deu origem ao Euroclear Bank.

"O Euroclear Bank responde às necessidades dos nossos clientes e dos mercados locais minimizando o risco para todos os participantes do ecossistema."

Desde então, a Euroclear veio adquirindo uma série de outras empresas e seus sistemas, tais como a Sicovam, a Necigef, CREST, Caisse Interprofessionnelle de Dépôts et de Virements de Titres, LCH.Clearnet e London Stock Exchange.

Isso fez com que a empresa obtivesse grande atuação em diversos países como França, Holanda, Reino Unido, Rússia, Irlanda, Suécia, Finlândia, México e Bélgica - onde é sediada, inclusive.

Seu trabalho como uma Clearing House ficou mundialmente conhecido, tanto que as pessoas passaram a chamá-lo de sistema Euroclear.

Em 2000, Pierre Francotte tornou-se CEO da empresa, mas deu lugar a Tim Howell 10 anos depois. A governança de Howell durou 7 anos, após ser substituído por Lieve Mostrey em 2017. Até o ano de 2015, a empresa já havia estimado cerca de 674 trilhões de euros negociados por seus clientes. 

Como o sistema Euroclear funciona?

Considerando que a Euroclear é uma Clearing House, seu sistema está baseado na liquidação e custódia de ações, derivativos, títulos, fundos de investimento e assim por diante.

Isso quer dizer que ela é capaz de conectar diversas pessoas inseridas no mercado financeiro com objetivo de facilitar transações e proporcionar maior segurança aos investidores do mundo inteiro.

"Como um provedor global de serviços de Infraestrutura do Mercado Financeiro (FMI), ajudamos você a ter mais sucesso, tornando mais fácil para você liquidar transações de títulos nacionais e internacionais e proteger seus investimentos. Também o ajudamos a gerenciar os riscos e exposições decorrentes de suas transações."

A empresa conta com inúmeras instituições financeiras como clientes, seu principal objetivo é possibilitar a integração entre elas. Quando falamos em liquidação e custódia, falamos sobre possibilitar ordens de pagamento, compra e venda de ativos, negociação de valores mobiliários, assim por diante.

Através do sistema Euroclear, muitos processos financeiros ficam centralizados. Ele funciona com foco no "pós-negociação", como uma espécie de caixa de pagamento, identificando ordens e executando comandos: entrega o produto financeiro a quem comprou, e passa o dinheiro a quem vendeu.

Imagine que um investidor irlandês tenha comprado 5 uma ações mexicana por R$ 100 cada. O sistema Euroclear ficará responsável por intermediar a negociação, liquidando e custodiando o produto em questão, mesmo que os investidores sejam de países distintos.

Esse é um exemplo de integração, conforme falamos anteriormente. Por ser uma câmara de compensação, a Euroclear possibilita negociações virtuais, centralizando em um único sistema diversas operações realizadas entre diversos países mundo afora.

"Em tempos de crise, os investidores precisam saber que ainda podem operar com segurança dentro de um ecossistema avesso ao risco. Da mesma forma, os mercados locais desejam manter o interesse dos investidores no longo prazo com mínima volatilidade."

Além disso, a companhia também ganhou bastante notoriedade no mercado financeiro por lidar com eurobonds - título de dívida feito em moeda estrangeira - pelo fato de ser uma das poupas empresas a prestar serviços desse tipo.

Atualmente, a Euroclear conta com uma plataforma digital onde é possível encontrar informações a respeito de seus gestores, serviços, planos, valores e muito mais, basta acessar www.euroclear.com.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre