Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

ETTJ IPCA

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/12/2020 às 19:19 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é ETTJ IPCA?

ETTJ IPCA é a sigla que designa a Estrutura Temporal de Taxas de Juros de títulos de renda fixa que são indexadas ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Sendo assim, o ETTJ IPCA é uma representação gráfica que nos apresenta a evolução temporal das taxas de juros pagas por títulos indexados a esse índice.

Vale ressaltar, antes de prosseguirmos com as explicações, que embora os títulos indexados à inflação possam ser considerados como prefixados, a curva apresentada pelo gráfico aqui citado é diferente da curva ETTJ PRE.

Essa última é específica para os títulos cuja taxa de juros não está relacionada às alterações de índices, mas de um valor fixado previamente e que não mudará.

Além disso, é importante afirmar também que em se tratando do conceito de ETTJ em si, o gráfico nos apresenta uma expectativa para a taxa de juros dos títulos de forma geral, ao passo que as demais curvas tratam de investimentos específicos.

O gráfico do ETTJ IPCA é atualizado diariamente pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e representa o desempenho das taxas de juros de acordo com as diversas datas de vencimento dos títulos.

Como interpretar a curva de ETTJ IPCA?

Para interpretar esse gráfico precisamos, primeiramente, entender quais são as variáveis que o compõem.

No eixo vertical do gráfico, temos a variável da taxa de juros. Já no eixo horizontal, observamos o tempo, que pode estar representado em meses ou anos, indicando as datas de vencimento dos títulos.

A curva formada na maioria dos gráficos de ETTJ IPCA é crescente, ainda que o crescimento não seja indicado por uma retilínea.

E isso é assim porque em uma economia saudável espera-se que no futuro haja condições melhores do que no presente, levando os investidores a exigirem juros maiores sobre seu investimento esperando que a economia cresça.

Tal comportamento é considerado o padrão, uma vez que os investidores só aplicam seu capital porque há a expectativa de que a economia se desenvolva melhor no futuro.

Portanto, uma curva de ETTJ IPCA ascendente é um bom sinal, pois indica esperanças positivas. Há situações, contudo, nas quais observamos uma tendência inversa no comportamento do gráfico: ao invés de uma curva de ascensão, observamos uma de queda.

Isso significa, como você deve presumir, um mau sinal para a economia.

Quando os investidores esperam receber juros maiores por períodos menores de aplicação, isso indica que eles não acreditam em um futuro de crescimento econômico e, portanto, temem o risco de investimentos no longo prazo.

Assim, a desconfiança na estabilidade econômica é representada por uma curva invertida de ETTJ IPCA e é um sinal de alerta.

Por que o ETTJ IPCA é importante?

Como mostramos anteriormente, a curva ETTJ IPCA demonstra o que pode-se esperar de investimentos de renda fixa indexados à inflação para o curto, médio e longo prazo.

Isso é de extrema relevância para quem investe ou pretende investir em renda fixa, pois permite que o investidor tenha a visão de qual rendimento pode esperar de sua aplicação.

Além disso, o fato de a curva do ETTJ IPCA ser crescente ou decrescente também é importante para indicar o quão saudável está a economia de acordo com o mercado. Como foi mostrado anteriormente, curvas invertidas podem acender um sinal de alerta.

Porém, é importante ressaltar que esse gráfico é um gráfico dinâmico, já que é atualizado diariamente pela ANBIMA.

Desse modo, não é suficiente que o investidor conheça o ETTJ IPCA e saiba interpretar o seu comportamento, ele deve também acompanhar as mudanças diárias apresentadas nele.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados