Última modificação em 8 de junho de 2021

Quem é Ernesto Zarzur?

Ernesto Zarzur é o responsável pela fundação da construtora EZTEC, uma das maiores empresas do setor imobiliário brasileiro.

Nascido em 1934 na cidade de São Paulo, Ernesto Zarzur é descendente de pais libaneses. A família possuía negócios voltados para área industrial com exceção de seu irmão mais velho, Waldomiro Zarzur, que era dono de uma construtora.

Ernersto não chegou a completar o ensino fundamental, entretanto, parecia ter herdado de sua família os dons do empreendedorismo. Aos 18 anos de idade foi contratado pelo irmão como gerente de suprimentos. 

Já na década de 50, o paulista demonstrava gosto pela corretagem. Em 1964, investiu no seu primeiro empreendimento: um edifício com mais de 70 apartamentos, aos quais foram todos vendidos pouquíssimo tempo após a construção do prédio.

Ernesto Zarzur também foi dono de uma renomada concessionária, a Vilamar, uma das mais famosas na cidade de São Paulo. Entretanto, vendeu o negócio para dar início ao grande sonho, ter sua própria empresa!

Como Ernesto Zarzur conquistou notoriedade no mercado financeiro?

Em 1979, aos 45 anos de idade, Ernesto Zarzur fundou a construtora EZTEC ao lado de seu dois filhos, Flávio e Sílvio - ambos formados em engenharia.

A empresa sediada no bairro do Ibirapuera conta com uma série de valores definidos a dedo por Zarzur, aos quais incentiva que seus filhos e demais membros da corporação sigam com respeito e comprometimento.

"Mais do que residenciais e offices, são criadas novas formas de viver e ver a cidade. A construtora amplia sua visão buscando referências mundiais que, quando se conectam, inspiram projetos surpreendentes que caminham ao lado da inovação."

Dentre as principais estratégias empregadas na gestão da empresa para que ela alcançasse os patamares atuais, Ernesto considera três principais: não financiar, não atrasar e não investir em empreendimentos de baixa renda.

A maioria dos terrenos eram comprados longe do centro de São Paulo, o que possibilitava menor custo e mais visibilidade, já que o valor de comercialização também ficava mais baixo.

"Nós viemos até 2007 fazendo as nossas incorporações sem financiamentos bancários. Era tudo recurso próprio. Essa era uma lógica que pegamos da nossa família. Não tomávamos empréstimos", conta Flávio, o primogênito.

Além disso, não extrapolar o prazo de entrega dos empreendimentos foi de suma importância, já que imóveis atrasados significam prejuízo financeiro para a construtora, sem contar com possíveis problemas judiciais. 

Por fim, os investimentos não deveriam ter um retorno abaixo de 40% - praticamente o dobro do lucro estimado em projetos populares. Só assim a EZTEC conseguiria cumprir com as duas estratégias anteriores.

A EZTEC foi um das poucas empresas que conseguiu passar pela crise de 2008 sem muitos prejuízos, isso porque havia feito sua IPO (Initial Public Offering) um ano antes. A entrada da construtora na Bolsa de Valores garantiu estabilidade e rentabilidade para os membros e sócios da companhia.

A empresa é composta por diversos membros da família de Ernesto Zarzur. Além dos filhos, netos e genros também compõem o quadro da construtora atuando em diversas áreas. Entretanto, Ernesto faz questão de estar por traz de cada decisão. 

"Nós nos reuníamos e decidíamos o que íamos explicar para ele. Se ele não tivesse de acordo, não tinha negócio”, conta um de seus filhos, Marcelo.

Dentre os diversos prêmio que a EZTEC já recebeu, destacam-se o Prêmio PINI Incorporadora do Ano, Top Imobiliário e Master Imobiliário.

Além do verdadeiro sucesso que foi a criação de sua própria empresa, Ernesto Zarzur também ganhou notoriedade no mercado financeiro ao inspirar muitos empresários a persistirem em seus projetos, pois provou que a idade avançada e a falta de especialização acadêmica são apenas obstáculos a serem ultrapassados. 

Termo do dia

Black & Scholes

O que é Black & Scholes Os economistas Fischer Black e Myron Scholes foram os responsáveis pelo modelo de precificação de opções conhecido como Black &…