Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Entreposto Comercial

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/05/2021 às 12:19 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Entreposto Comercial?

Um entreposto comercial é conhecido como um local capaz de abrigar diferentes tipos de produtos, mas que pertencem a um único setor. Além de abrigar, pelo fato de ser um local comercial também disponibiliza tais produtos ao público interessados.

Em outras palavras, um entreposto comercial pode ser compreendido como uma loja, um supermercado, uma feira, stands de apresentação e demais estabelecimentos ou locais que abrigam e disponibilizam produtos para compra.

No caso dos comércios citados acima, entende-se que cada um deles forneça diversos tipos de produtos, mas que sejam de um único setor. Uma loja de roupas, por exemplo, pode possuir peças de diferentes marcas, cortes, cores e estilos, certo? Entretanto, não deixam de pertencer ao setor têxtil.

O supermercado funciona da mesma forma, afinal, os tipos de produtos são diversos, mas são todos pertencentes ao setor alimentício. E assim, cada entreposto comercial abriga e oferece seus produtos a população - podendo ser de fabricação própria ou de fornecedores.

Uma das características mais comuns do entreposto comercial é que seus produtos ficam disponíveis para análise, ou até mesmo "prova" em alguns casos. Não é como uma loja virtual, onde não se pode visualizar o tocar, de fato, o produto desejado.

Sendo assim, as negociações costumam ser realizadas em tempo real: o cliente adquiri o produto no mesmo momento em que efetua o pagamento. Em casos de itens de difícil carregamento, como mobílias ou eletrodomésticos, a loja pode negociar a entrega do produto no endereço do cliente.

Além disso, vale esclarecer que entrepostos comerciais são locais de livre acesso pela população, mas não pertencem ao Estado ou ao governo, portanto, são estabelecimentos em regime privado - seus donos precisam pagar aluguel, impostos e arcar com toda burocracia necessária.

Como é possível lucrar com um Entreposto Comercial?

Bom, essa é uma questão muito pertinente aqueles que dominam os estudos sobre administração, contabilidade, marketing e afins. Afinal, para que um estabelecimento comercial obtenha sucesso, é preciso uma ótima gestão!

A lucratividade do entreposto comercial é proveniente de um processo operacional que englobe todos os setores descritos acima. Ou seja, é necessário cuidar da logística de compra e venda, administração de estoque, administração de RH, divulgação dos produtos, investimentos, balanço patrimonial, entre outras necessidades.

De fato, o conjunto de todas essas operações devem ser bem geridas pela pessoa que estiver a frente do negócio. Cada área de atuação exige suas especificidades ao longo da cadeia, portanto, é necessário que o dono do respectivo entreposto saiba identificar o que é preciso para ter sucesso em seu ramo profissional.

Isso porque, as indústrias não podem ser generalizadas e resumidas a um único método de comercialização, justamente por tratarem de produtos tão diferentes uns dos outros: alimentos, roupas, ferramentas, eletrodomésticos, medicamentos, móveis, eletroeletrônicos, automóveis, entre milhares de outras opções.

Cada produto exigirá um método específico de compra, armazenamento, apresentação, negociação, venda e assim por diante. Portanto, a melhor maneira de lucrar com um entreposto comercial é compreendendo como o mercado daquele setor funciona, bem como o público que o consome.

Um Entreposto Comercial ajuda na economia do país?

Sim, e como! Um entreposto comercial é a chave para o giro econômico do país.

Além das negociações de compra e venda fazerem com que o capital circule e fique cada vez valorizado, estabelecimentos comerciais geram renda para o governo através de seus impostos e demais tributações obrigatórias.

Também podemos pensar no sentido de que todo estabelecimento precisa de funcionários, certo? Portanto, quanto mais entrepostos comerciais, mais pessoas estarão empregadas no nosso país. 

Assim também funciona com a indústria: quanto mais lojas e mais consumidores, maiores deverão ser os níveis de produção, importação, exportação, etc.

Percebe como um aspecto vai levando ao outro?

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados