Última modificação em 21 de maio de 2021

O que é Entreposto Comercial?

Um entreposto comercial é conhecido como um local capaz de abrigar diferentes tipos de produtos, mas que pertencem a um único setor. Além de abrigar, pelo fato de ser um local comercial também disponibiliza tais produtos ao público interessados.

Em outras palavras, um entreposto comercial pode ser compreendido como uma loja, um supermercado, uma feira, stands de apresentação e demais estabelecimentos ou locais que abrigam e disponibilizam produtos para compra.

No caso dos comércios citados acima, entende-se que cada um deles forneça diversos tipos de produtos, mas que sejam de um único setor. Uma loja de roupas, por exemplo, pode possuir peças de diferentes marcas, cortes, cores e estilos, certo? Entretanto, não deixam de pertencer ao setor têxtil.

O supermercado funciona da mesma forma, afinal, os tipos de produtos são diversos, mas são todos pertencentes ao setor alimentício. E assim, cada entreposto comercial abriga e oferece seus produtos a população - podendo ser de fabricação própria ou de fornecedores.

Uma das características mais comuns do entreposto comercial é que seus produtos ficam disponíveis para análise, ou até mesmo "prova" em alguns casos. Não é como uma loja virtual, onde não se pode visualizar o tocar, de fato, o produto desejado.

Sendo assim, as negociações costumam ser realizadas em tempo real: o cliente adquiri o produto no mesmo momento em que efetua o pagamento. Em casos de itens de difícil carregamento, como mobílias ou eletrodomésticos, a loja pode negociar a entrega do produto no endereço do cliente.

Além disso, vale esclarecer que entrepostos comerciais são locais de livre acesso pela população, mas não pertencem ao Estado ou ao governo, portanto, são estabelecimentos em regime privado - seus donos precisam pagar aluguel, impostos e arcar com toda burocracia necessária.

Como é possível lucrar com um Entreposto Comercial?

Bom, essa é uma questão muito pertinente aqueles que dominam os estudos sobre administração, contabilidade, marketing e afins. Afinal, para que um estabelecimento comercial obtenha sucesso, é preciso uma ótima gestão!

A lucratividade do entreposto comercial é proveniente de um processo operacional que englobe todos os setores descritos acima. Ou seja, é necessário cuidar da logística de compra e venda, administração de estoque [/LINK], administração de RH [/LINK], divulgação dos produtos, investimentos, balanço patrimonial [/LINK], entre outras necessidades.

De fato, o conjunto de todas essas operações devem ser bem geridas pela pessoa que estiver a frente do negócio. Cada área de atuação exige suas especificidades ao longo da cadeia, portanto, é necessário que o dono do respectivo entreposto saiba identificar o que é preciso para ter sucesso em seu ramo profissional.

Isso porque, as indústrias não podem ser generalizadas e resumidas a um único método de comercialização, justamente por tratarem de produtos tão diferentes uns dos outros: alimentos, roupas, ferramentas, eletrodomésticos, medicamentos, móveis, eletroeletrônicos, automóveis, entre milhares de outras opções.

Cada produto exigirá um método específico de compra, armazenamento, apresentação, negociação, venda e assim por diante. Portanto, a melhor maneira de lucrar com um entreposto comercial é compreendendo como o mercado daquele setor funciona, bem como o público que o consome.

Um Entreposto Comercial ajuda na economia do país?

Sim, e como! Um entreposto comercial é a chave para o giro econômico do país.

Além das negociações de compra e venda fazerem com que o capital circule e fique cada vez valorizado, estabelecimentos comerciais geram renda para o governo através de seus impostos e demais tributações obrigatórias.

Também podemos pensar no sentido de que todo estabelecimento precisa de funcionários, certo? Portanto, quanto mais entrepostos comerciais, mais pessoas estarão empregadas no nosso país. 

Assim também funciona com a indústria: quanto mais lojas e mais consumidores, maiores deverão ser os níveis de produção, importação, exportação, etc.

Percebe como um aspecto vai levando ao outro?

Termo do dia

Endomarketing

Você com certeza conhece o marketing, mas e o endomarketing? Descubra o que é e como ele se relaciona com o mercado financeiro!