Employee Experience

Última modificação em 27 de Julho de 2021 às 02:06

O que é Employee Experience? 

Employee Experience, conhecido como EX, é a abordagem dos Recursos Humanos que coloca os funcionários como prioridade nas decisões. 

A ideia é oferecer uma ótima experiência a eles, principalmente com ações que promovam saúde e desenvolvimento. 

Segundo a consultoria global Great Place to Work, empresas que investem em gestão de pessoas possuem uma rentabilidade do patrimônio líquido bem maior que as outras (16,7% vs. 3,9%), o que impacta diretamente no retorno aos investidores. 

Como funcionam as estratégias de Employee Experience?

A EX não surge do nada, ela é consequência de algumas ações, como:

Mapeamento de perfil comportamental

Cada colaborador tem um perfil de comportamento específico, o que faz com que algumas atividades sejam mais adequadas a ele — e outras não.

Por exemplo, existe o perfil Analista. Nele se encaixam profissionais mais concentrados, focados em processos, não em pessoas. Mas também existe o perfil Comunicador, que tem habilidades com as pessoas e gosta de liderar.

Portanto, para liderar um squad de designers, por exemplo, seria mais estratégico atribuir a tarefa para o colaborador Comunicador que o Analista. É mais provável que, dessa forma, a experiência seja mais agradável tanto para eles, que vão cumprir a função, quanto para a empresa, que se beneficiaria de tarefas bem executadas e de alto desempenho.

Pesquisa de clima organizacional

Outro aspecto que otimiza a experiência dos colaboradores é saber o que eles acham do clima organizacional e o que há de sugestões para que ele melhore. 

Então, são avaliadas as percepções dos funcionários sobre:

  • ambiente físico;
  • pacotes de benefícios oferecidos;
  • comunicação interna;
  • ações de qualidade de vida.

Treinamento dos líderes

A liderança faz uma diferença maior do que se imagina na EX. É oportuno que os líderes tenham coerência nas atitudes, posicionamento, prática de feedbacks e cuidados com os desligamentos.

Quais os resultados da utilização da Employee Experience pela empresa?

Essas ações, com foco nos funcionários, comprovadamente geram alguns benefícios, como:

Aumenta a produtividade

A EX sinaliza aos profissionais que eles são valorizados e que possuem chances de ascensão na companhia.

Essa possibilidade de evolução na carreira é motivadora, o que impacta diretamente em mais produtividade e eficiência nos processos.

Oferece mais qualidade de vida aos colaboradores

Um programa de Employee Experience bem executado é capaz de melhorar o ambiente físico, cultural e toda a sensação psicológica que vem junto a isso. 

Logo, os níveis de estresse são diminuídos, as cobranças são atenuadas, entre outros fatores que contribuem com a qualidade de vida.

Melhora a satisfação dos clientes

No fim da cadeia, clientes bem atendidos também se tornam mais satisfeitos. Quanto maior a satisfação, maior as vendas e, assim, mais lucrativo o negócio. 

Quais os principais cases de Employee Experience?

Na prática, muitos líderes já desenvolveram ótimos programas de EX. Veja alguns:

Airbnb

A alimentação dos colaboradores foi totalmente modificada, pensando na saúde e na experiência deles. Em vez de cabines com mesas, os profissionais escolhiam onde desejavam trabalhar e, por fim, também recebiam créditos para viajar pelo mundo.

Nubank

Conhecida como a empresa nacional que mais oferece benefícios aos funcionários, o Nubank inova com o NuCare (ajuda psicológica, jurídica e financeira), NuBlacks (grupo de debate sobre questões afro), entre outros. Não é à toa que o banco digital recebeu investimentos de Warren Buffett, um dos principais investidores do mundo.

Quinto Andar

A Quinto Andar se destaca com a sua comissão diversa: negros, LGBTQIA+, PcD e outras comunidades. Durante a pandemia de 2020, ainda seguindo as práticas de Employee Experience, ajudou financeiramente os colaboradores a equiparem a casa com mobiliário adequado para trabalhar nas melhores condições possíveis de ergonomia, bem-estar e afins.

Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo