Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito manada: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/06/2023 às 20:04 -
Atualizado 10 meses atrás
Compartilhe:

O que é efeito manada?

O termo efeito manada se refere a um fenômeno em que as pessoas se juntam a grupos e seguem as ações de outras pessoas ao partir do pressuposto de que elas já fizeram suas pesquisas. Esse efeitos é comum em todos os aspectos da sociedade, inclusive no setor financeiro, onde os investidores seguem o que percebem que outros investidores estão fazendo em vez de confiar em suas próprias análises.

Em outras palavras, um investidor que segue o efeito manada geralmente gravita em torno de investimentos iguais ou semelhantes aos de outros. Em escala, esse efeito pode criar bolhas de ativos ou quedas de mercado por meio de compras e vendas em pânico.

Como o efeito manada funciona?

O efeito manada funciona de uma maneira extremamente simples, mas um pouco problemática. É um comportamento em que as pessoas tendem a reagir às ações dos outros e a seguir seu exemplo. Isso é semelhante à maneira como os animais reagem em grupos quando fogem em uníssono do caminho do perigo — seja ele percebido ou não —, daí o seu nome.

O efeito manada, também conhecido como comportamento de rebanho, se distingue pela falta de tomada de decisão individual ou introspecção. Resumidamente, ele faz com que os envolvidos pensem e se comportem de forma semelhante a todos os outros ao seu redor.

Esse fenômeno tem um histórico de iniciar grandes — e infundadas — altas e baixas no mercado, muitas vezes baseadas na falta de suporte fundamental para justificar qualquer uma delas. O efeito manada é um importante impulsionador de bolhas de ativos e quebras de mercado nos mercados financeiros.

Como esse tipo de comportamento é instintivo, aqueles que não o seguem podem se sentir angustiados ou com medo. Se a multidão geralmente vai em uma direção, um indivíduo pode achar que está errado ao seguir o caminho oposto — ou pode ter medo de ser um alvo por não aderir ao movimento.

Quais são alguns dos perigos potenciais do efeito manada?

Um dos perigos do efeito manada é que ele pode fazer com que as tendências se ampliem muito além dos fundamentos. À medida que as pessoas se acumulam em investimentos por medo de perder — ou porque ouviram algo positivo sobre eles —, mas não pensam por si mesmas, os preços podem disparar. Além disso, essa exuberância irracional pode levar a bolhas de ativos instáveis que acabam estourando.

Em contrapartida, as liquidações podem se transformar em colapsos de mercado. Isso porque as pessoas passam a se aglomerar para vender apenas porque outras estão fazendo o mesmo — o que pode se transformar em vendas por pânico.

Existem pontos positivos no efeito manada?

Ao contrário do que se imagina, o efeito manada pode ter alguns benefícios. Ele permite, por exemplo, que investidores novatos ou desinformados se beneficiem da devida diligência e da pesquisa de outros.

O investimento passivo em índices é uma estratégia do tipo manada que se baseia em simplesmente acompanhar o desempenho do mercado mais amplo. O efeito manada também pode permitir que o investidor novato reduza suas perdas antecipadamente, já que, em geral, é melhor vender junto com a multidão do que correr o risco de ser um "puxa-saco".

Como evitar o efeito manada?

O efeito manada pode ser instintivo, mas existem algumas maneiras de evitar seguir a multidão, especialmente se o investidor achar que cometerá um erro ao fazer isso. Isso requer um pouco de disciplina e algumas considerações, mas é possível.

O primeiro passo é parar de olhar para os outros para fazer as pesquisas e tomar as medidas necessárias para estudar os investimentos por si mesmo. Depois disso, basta fazer as próprias diligências e chegar às próprias conclusões e decisão final.

Outra maneira de evitar o efeito manada é fazer perguntas sobre como e por que as pessoas estão tomando certas atitudes e, somente depois disso, tomara as próprias decisões. Por fim, é extremamente recomendado adiar a tomada de decisões se estiver distraído —seja por causa do estresse ou de qualquer outro fator externo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados