Edward Amadeo

Última modificação em 07 de Junho de 2021 às 06:42

Quem é Edward Amadeo?

Edward Amadeo é o tipo de pessoa que leva sua carreira muito a sério, tanto que já atuou em diversos cargos dentro e fora do mercado financeiro.

Nascido em 1956 no Rio de Janeiro, Edward Joaquim Amadeo Swaelenpossuía notória vocação para os estudos. 

Assim que terminou o ensino médio, concluiu duas graduações ao longo da década de 70. A primeira em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a segunda em administração pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP).

Edward havia se identificado tanto com o universo da numerologia, que no início dos anos 80 conquistou o título de mestre em economia pelo Instituto de Economia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em 1986 concluiu seu doutorado pela Harvard University.

Mesmo em meio aos estudos, a carreira profissional seguia rumo a consolidação. Ao final da década de 80, entre 1986 e 1988, Edward Amadeo trabalhou como secretário executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).

No mesmo período chegou a lecionar na PUC do Rio de Janeiro, ministrando aulas de economia por mais de 10 anos na instituição. Também publicou livros de autoria própria, como Desemprego, salários e preços: um estudo comparativo de Keynes e da macroeconomia da década de 1970 (1982), Keynes’ principle of effective demand and its relationship to alternative theories of distribution and accumulation (1989) e muitos outros. 

Já nos anos 90, descobriu certo interesse no setor político e passou a dar suporte a campanha do Partido dos Trabalhadores (PT). No governo de Fernando Henrique Cardoso, Amadeo foi Secretário de Políticas Econômicas e, mais tarde, Ministro do Trabalho, quando substituiu Paulo Paiva.

Edward deixou o cargo em 2002 para se tornar sócio da Tendência Consultoria Integrada - empresa fundada em 1996 com objetivo de prestar consultoria econômica. Em 2006, o economista se tornou sócio da Gávea Investimentos.

Como Edward Amadeo conquistou notoriedade no mercado financeiro?

O currículo de Edward Amadeo costuma chamar bastante atenção.

Por ter se dedicado em tantas especializações no setor econômico, ter sido professor, pesquisador e principalmente, ter participado ativamente da política nacional, podemos compreender de onde vem a notoriedade do economista.

Desde que se tornou sócio da Gávea Investimentos, Edward segue trabalhando firme no desempenho dos fundos com as quais a gestora trabalha - principalmente para aqueles com foco em mercados globais e países emergentes.

A Gávea Investimentos foi fundada em 2003 por Armínio Fraga e Luiz Henrique Fraga. É regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e trabalha com fundos multimercados e fundos de Private Equity (PE).

Aliás, você conhece essas classificações de fundos?

Os fundos multimercados são aqueles em que as cotas, como o próprio nome sugere, podem ser direcionadas a vários tipos de investimentos diferentes, desde a renda fixa até a renda variável.  Os fundos Private Equity, por sua vez, foram criados nos Estados Unidos na década 80 com objetivo de alocar investimentos em empresas que estão crescendo no mercado.

Temos artigos sobre cada um deles, vale a pena dar uma olhada!

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo