Economia circular

Última modificação em 18 de Agosto de 2021 às 12:06

O que é economia circular?

A economia circular é uma proposta de sistema que visa alinhar melhor os interesses financeiros de crescimento dos países com o uso responsável dos recursos naturais.

Ao longo dos últimos anos, nós temos visto um crescente interesse nessa linha de raciocínio. Exemplos não faltam como reuniões globais sobre a emissão de gases poluentes, iniciativas para o crédito de carbono dos países e, mais recentemente, um aumento significativo das empresas ESG.

ESG, caso ainda não conheça, é uma abreviação para Environmental, Social and Governance. Em português, essa sigla pode ser traduzida para "ambiental, social e governança". Trata-se de uma linha de companhias que demonstram maior responsabilidade social e com o meio ambiente.

É com esse objetivo central de melhor uso dos recursos naturais que surgiu a ideia da economia circular. Vamos explorar um pouco mais esse tema.

Como funciona a economia circular?

Desde a criação das indústrias, a economia pouco se importou na forma pela qual utilizava do meio ambiente. Com uma alta produção de poluentes e volumes significativos de extração de matéria-prima, o objetivo sempre foi a produção.

Na economia circular, o modelo se ajusta um pouco. É claro que as empresas seguem visando a sua produtividade e o lucro, afinal, isso é necessário para a sua sobrevivência. Contudo, a forma pela qual ela opera sofre alguns ajustes técnicos visando um melhor relacionamento com o meio ambiente e a natureza.

O conceito "circular" vem da ideia de reaproveitamento. Assim, o que antes era um descarte que se tornava um lixo para o planeta passa a ser repensado para um novo uso.

Algumas características são comuns às companhias que adotam esse modelo mais consciente, chamado de ESG. São elas:

  • Redução da emissão de poluentes e resíduos ao meio ambiente;
  • Reaproveitamento de matéria-prima que seria descartada (processo de reciclagem);
  • Revisão de processos produtivos para alinhamento com o meio ambiente;
  • Redução dos impactos na extração dos seus recursos naturais;
  • Aumento da eficiência e produtividade ("fazer mais com menos").

Quais são os objetivos da economia circular?

Um dos principais objetivos da economia circular é criar uma linha produtiva menos agressiva. Se antes o modelo seguia uma sequência de "produzir e descartar", a economia circular propõe a reutilização e a reciclagem dos resíduos.

O reaproveitamento desses recursos, aliás, tem gerado novos produtos e receitas para as companhias. Além disso, torna o relacionamento com o meio ambiente mais colaborativo.

Vale lembrar neste ponto que boa parte dos recursos são finitos. Em outras palavras, sem essa consciência produtiva, muito provavelmente chegaria um momento em que as empresas deixariam de conseguir produzir pela falta dos insumos. A economia circular tenta resolver essa questão.

Quais são as vantagens da economia circular?

Para as empresas que adotam a economia circular e demonstram esse tipo de preocupação, nós podemos identificar alguns benefícios tanto para a companhia e seus colaboradores, como também para o planeta.

Em primeiro lugar, como já mencionamos, a ideia do reaproveitamento trouxe modelos de inovação no aproveitamento de recursos que, anteriormente, eram descartados. Assim, há uma melhoria na cadeia produtiva do negócio, algo que gera, inclusive, novas receitas.

Companhias que mostram a preocupação com esses pontos também vem gerando vantagens competitivas. Para começar, alguns investidores vêm exigindo esse comportamento dos seus gestores. E há também um ganho prático de redução de custos, pois o descarte anterior gerava despesas não reaproveitáveis do ponto de vista econômico.

Outro ponto atrativo desse modelo econômico está na redução do impacto ambiental, algo que vem gerando diversos problemas para o planeta como aumento dos níveis de poluição e aquecimento global. No longo prazo, sem essa consciência ambiental, os impactos seriam ainda mais severos.

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo