Dropshipping
O que é dropshipping?
O termo dropshipping é formado pela junção das palavras drop e shipping e pode ser traduzido como remessa. Ao aplicar essa estratégia, uma loja virtual deixa a cargo de outras empresas os serviços de entrega e o estoque de produtos.
A maior diferença entre o dropshipping e o modelo de varejo convencional é que no primeiro modelo a empresa que efetuou a venda não conta com o produto vendido no seu estoque. Em vez disso, a empresa compra o estoque de um terceiro — geralmente um atacadista ou um grande fabricante — para atender aos pedidos.
Isso quer dizer que quando um cliente compra de um e-commerce que utiliza o dropshipping, o fornecedor será responsável por enviar o produto ao cliente em nome da loja virtual, que garantirá o lucro obtido com a diferença entre o preço de venda e o valor cobrado pelo parceiro de negócios.
Essa técnica pode parecer novidade, no entanto, canais de televisão e estações de rádio já usam essa estratégia de vendas há muitos anos ao permitir que os clientes comprem produtos pelo telefone. Nesse caso, a entrega e o armazenamento ficava a cargo da empresa anunciante.
Muitas lojas virtuais se destacam no mercado ao recorrer ao dropshipping - é o caso da Wayfair, uma das maiores lojas de comércio virtual do mundo. Isso sem falar das empresas chinesas que vendem seus produtos por meio de plataformas como o eBay e o AliExpress há anos.
Quais as vantagens do Dropshpping?
Graças ao dropshipping, empresas como a Amazon e o Mercado Livre vendem produtos armazenados na empresa de terceiros e, assim, garantem que outras empresas lucrem e se mantenham vivas no mercado. Claro, essa estratégia oferece muitos atrativos, entre elas podemos citar:
Não exige que empreendedor tenha um grande capital
Ao usar essa estratégia uma loja virtual não precisa comprar um estoque gigantesco antes de começar a operar.
Já o fornecedor elimina diversos aspectos que podem gerar gastos extras como a manutenção do e-commerce ou a criação de uma estratégia de marketing que garanta que a marca se torne mais conhecida dos consumidores.
Permite abrir uma loja online mais rapidamente
Ao eliminar a necessidade de manter grandes quantidades de produtos em estoque e a necessidade de apoio logístico, o processo de vendas se torna muito mais simples.
Afinal de contas, ao optar pelo dropshipping o empreendedor só precisará cuidar da estratégia de marketing para garantir que a sua loja atraia mais e mais vendas.
É fácil de escalar o negócio
Para garantir que uma empresa dobre ou triplique de tamanho é preciso que o investimento cresça na mesma proporção.
Já as organizações que optam pelo dropshipping não exigem somas tão consideráveis — isso acontece porque mesmo que o negócio cresça muito rapidamente o estoque e a logística ficarão a cargo dos fornecedores. Caso seja necessário, bastará que a empresa contrate novos parceiros de negócios.
Permite que o cliente tenha acesso a uma boa variedade de produtos
Como os produtos vendidos não precisam ser armazenados na empresa é possível oferecer aos clientes produtos de nicho e edições exclusivas, o que permitirá testar novos mercados e criar diferentes estratégias para atrair o consumidor.
Elimina problemas regionais
Algumas regiões têm muitos problemas logísticos ou, ainda pior, não contam com armazéns disponíveis para locação. Nesse caso, o dropshipping é a solução ideal para que os produtos cheguem rapidamente ao cliente sem problemas ou custos adicionais.