Donald Trump
Quem é Donald Trump?
Donald Trump é o nome de um dos mais famosos partidários estadunidenses, reconhecido mundialmente após ter sido eleito como 45º presidente dos Estados Unidos.
Donald John Trump, nascido em 1946, é descendente de avós imigrantes. Seu pai, Fred Trump, era filho de alemães, enquanto sua mãe, Mary Anne MacLeod, era filha de escoceses. Foi criado na cidade de New York, sua família também era composta por 4 irmãos: Fred Trump Jr., Robert Trump, Elizabeth Trump e Maryanne Trump.
Em 1968, graduou-se em Economia pela Universidade da Pensilvânia. Na época, sua família possuía uma construtora chamada Elizabeth Trump & Son, ao qual teve sua razão social modificada para The Trump Organization após Donald assumir o controle da companhia, em 1971.
Casou-se em 1977 com a modelo Ivana Zelnickova, com quem teve três filhos: Donald Trump Jr., Ivanka Trump e Eric Trump. Após o divórcio, em 1992, casou-se pela segunda vez no ano seguinte com a modelo Marla Maples.
O segundo casamento resultou na quarta filha de Donald, Tiffany Trump, mas a união chegou ao fim em 1999. Em 2005, casou-se pela terceira e última vez com Melania Knauss, com quem teve seu quinto filho: Barron Trump.
Desde cedo notava-se o gosto de Donald Trump pelo controle financeiro de seus empreendimentos, bem como um possível talento para gestão empresarial. É fundador do Trump Entertainment Resorts, da Trump World Tower, é dono da Eastern Shuttle Routes e mais uma série de construções civis ao redor do mundo.
Em 2003, passou a ser apresentador de um reality show chamado The Apprentice (O Aprendiz), cujas versões foram se espalhando entre diversos países, incluindo o Brasil. Ficou no cargo até 2016, após ter anunciado sua candidatura a presidência dos Estados Unidos.
Como Donald Trump ganhou notoriedade no mercado financeiro?
Como você pôde perceber, Donald já era considerado um homem bastante influente mesmo antes de sua candidatura - tanto pelos empreendimentos imobiliários, quanto pela performance em seu programa televisivo.
Entretanto, o anúncio realizado em 2015 sobre a sua candidatura para as eleições de 2016 pelo Partido Republicano, foi considerado fator crucial para que toda mídia voltasse sua atenção a ele, principalmente pelas ideologias políticas que expunha na época.
Donald Trump venceu a disputa com Hillary Clinton e se tornou o homem mais velho a assumir a presidência dos EUA, com 70 anos de idade, onde permaneceu até o início do ano de 2021.
Sua campanha foi marcada por uma notória divisão de opiniões entre aqueles que o apoiavam e aqueles que eram contra seu posicionamento radical. Mesmo após a conquista da vaga eleitoral, críticas sobre suas ações e sobre o estado econômico do país não cessaram.
Alguns de seus feitos justificavam a revolta da população, tais como a reversão do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte, em Português), reversão da Parceria Transpacífica, medidas protecionistas contra as importações da China, proibição da imigração muçulmana ao país, entre outros.
Ao final de 2019, Donald Trump sofreu seu primeiro processo de impeachment, sendo acusado de solicitar secretamente à Ucrânia informações que pudessem prejudicar seu oponente nas eleições do ano seguinte, Joe Biden. O inquérito instaurado acusava o presidente de abuso de poder e obstrução do Congresso, entretanto, o Senado veio a inocentá-lo.
O segundo impeachment veio como consequência de sua postura frente à pandemia causada pelo COVID-19, em 2020. Pesquisas apontaram que cerca de 65% da população considerou negligente o fato do presidente contrariar recomendações de profissionais da saúde, minimizar o risco da doença e desencorajar propostas de lockdown.
Além disso, após perder a eleição de 2020, Donald Trump foi acusado de incitar protestos e revoltas contra a oficialização do mandato de Joe Biden, já que ele acreditava em fraude eleitoral - chegando a mover processos contra diversos estados dos Estados Unidos.