Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Donald Sterling

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/06/2021 às 21:17 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Donald Sterling?

Donald Sterling é um multimilionário norte-americano que ficou conhecido por ter sido acionista majoritário da equipe de basquete Los Angeles Clippers ao longo de quase 30 anos.

Sterling nasceu em Chicago no ano de 1934, mas cresceu em Los Angeles após sua família ter se mudado para a cidade quando ele tinha apenas 2 anos de idade. Concluiu o ensino médio  na Theodore Roosevelt High School e posteriormente ingressou na California State University para cursar direito.

Como advogado, Sterling atuou no setor de divórcio e danos pessoais. Entretanto, seu verdadeiro sucesso se deu através do setor imobiliário, quando começou a fazer diversos investimentos no ramo civil.

Casou-se em 1955 com Rochelle Stein, com quem teve três filhos: Joanna, Chris e Scott.

Sua primeira compra aconteceu em 1960, quando adquiriu um prédio em Beverly Hills que agrupava cerca de 26 apartamentos. Depois, investiu milhões nos edifícios mais famosos de Westwood, as Lesser Towers - mais tarde renomeadas Sterling Internacional Towers. 

Além disso, Donald também costumava comprar ações imobiliárias na Bolsa de Valores. Aos 60 anos já havia acumulado boa parte de sua fortuna, além dos quase 120 imóveis que se tornara proprietário.

Na década de 80 decidiu comprar uma das maiores franquias de basquete profissional da National Basketball Association (NBA), a equipe Los Angeles Clippers.

Como Donald Sterling ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Os inúmeros empreendimentos imobiliários de Donald Sterling fizeram com que ele ganhasse notoriedade no mercado financeiro, sim, mas só após se tornar dono dos Los Angeles Clippers que seu nome ficou mundialmente conhecido.

O advogado norte-americano comprou a franquia por US$ 12,5 milhões em 1981, quando a equipe ainda se chamava. San Diego Clippers. Três anos mais tarde, mudou o nome do time sem aprovação da confederação, o que acabou gerando alguns desgastes ao clube.

A verdade é que a carreira de Donald Sterling no mundo dos esportes foi marcada por muito mais polêmicas do que conquistas ou qualquer tipo de visibilidade positiva. Ao longo dos 30 anos que esteve a frente da franquia, os Los Angeles Clippers conquistaram apenas 2 títulos.

Chegou a ser acusado de atrasar o pagamento de credores e jogadores, foi multado por condutas impulsivas, e acusado, ainda, de praticar racismo contra uma possível ex-amante que apareceu em público poucas vezes.

Dentre todas as falas de Sterling divulgadas pela mídia na época do ocorrido, a mais impactante foi a seguinte:

“Me incomoda muito que você queira divulgar que esteja próxima de pessoas negras. Você pode dormir com pessoas negras, você pode fazer o que quiser com elas… A única coisa que te peço… Não as traga para meus jogos”.

As acusações foram levadas ao tribunal de justiça dos Estados Unidos, e em 2014 a NBA decretou o banimento de Donald Sterling da franquia de basquete profissional, obrigando-o também e obrigado a vender a equipe para Steve Ballmer.

Mesmo com a imagem abalada por essa situação, ele continuou na lista dos homens mais bem sucedidos do mundo. Em 2021, a Forbes informou que o patrimônio de Sterling estava estimado em US$ 3,8 bilhões - valor que o colocaria na 775ª posição do ranking.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!