Dólar Flutuante
O que é o dólar flutuante?
O dólar flutuante é o termo usado para se referir à modalidade de câmbio aplicado ao dólar durante a sua conversão para as moedas locais. Segundo a política de câmbio flutuante, as cotações devem variar conforme a lei da oferta e da demanda, de modo que quanto maior for a sua disponibilidade em circulação, menor também é o seu valor.
Muitos chegam a confundir o termo “dólar flutuante” como um sinônimo do dólar turismo e/ou do dólar comercial. No entanto, embora compartilhem características semelhantes, não são a mesma coisa.
De acordo com as diretrizes cambiais do Brasil, atualmente toda coração do dólar obedece ao modelo flutuante, mas essa relação não é necessária e nem obrigatória em todos os mercados.
Como as moedas flutuantes funcionam?
Moedas flutuantes seguem uma cotação do tipo variável, em oposição a uma taxa fixa previamente controlada pelos governos.
Isso significa que, como as moedas também são consideradas ativos, e ativos obedecem sobretudo à lei da oferta e da demanda, a necessidade de consumidores por ela também determina o seu preço.
Se mais pessoas estão dispostas a comprá-las, mais caras elas se tornam. Por outro lado, se o interesse por parte do comprador é baixo, mais barata é a aquisição.
Cientes disso, os países que adotam o câmbio flutuante continuam a fazer uso de diversos artifícios de controle cambial, despejando e recolhendo as moedas do mercado (em especial, o dólar) sempre que a oscilação é considerada excessiva e perigosa para a estabilidade econômica desejada.
Se te interessa saber mais detalhes sobre a cotação do dólar e as diferentes formas de encontrá-lo, leia os artigos completos sobre o dólar comercial, o dólar turismo e o dólar paralelo.