Última modificação em 22 de julho de 2021

O que é o Deutsche Bundesbank?

O Deutsche Bundesbank é o nome do banco central alemão, sendo um dos principais bancos da Europa e, por consequência, do mundo em função da relevância da própria Alemanha para a economia global.

Além disso, pela sua própria localização e relevância, o Deutsche Bundesbank também pertence ao Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), entidade que reúne os principais bancos centrais dos países europeus.

O banco central alemão possui sua sede em Frankfurt, cidade que é considerada a "capital financeira da Alemanha". Vale lembrar que, além da instituição financeira, também é nesta localidade que está sediada a Bolsa de Frankfurt, principal mercado de capitais europeu.

Quais são as atribuições do Deutsche Bundesbank?

Por ser um banco central, o Deutsche Bundesbank possui muitas atribuições similares a outras instituições financeiras desta categoria, assim como temos por aqui o Banco Central do Brasil (Bacen).

Em resumo, essas são suas principais responsabilidades dentro do sistema financeiro alemão:

Como podemos perceber, portanto, assim como o Banco Central do Brasil, o Deutsche Bundesbank é um dos principais responsáveis pelo bom andamento da política monetária e da economia alemã como um todo.

Caso queira conhecer mais sobre as suas responsabilidades e atribuições, você pode acessar o site oficial da instituição neste link. A lista de funções está no menu "tasks" na versão inglesa. Não há, até o momento, uma tradução oficial para o português.

Qual é a história do Deutsche Bundesbank?

A fundação oficial do Deutsche Bundesbank ocorreu no ano de 1957, quando então sucedeu o Bank Deutscher Länder. Desde então, é uma entidade independente dentro do funcionamento do sistema financeiro alemão e vem cumprindo o seu papel.

Essa independência, aliás, colocou o banco central alemão por diversas vezes em conflito com os governantes. Algo natural, afinal, nem sempre o que é bom para a economia é uma medida populista. Neste período, contudo, nunca houve uma redução do poder de decisão do Deutsche Bundesbank, que acabou por se tornar uma verdadeira referência global para outros países.

O Deutsche Bundesbank também teve um papel vital na implementação do euro como moeda oficial da Europa no ano de 2002. Vale destacar que, até então, não havia uma moeda unificada para o continente e a operação de conversão cambial não era nada simples. Entretanto, a logística proposta pelo banco central alemão foi considerada como um sucesso na oportunidade, reforçando a sua importância.

Outro mérito da instituição está no seu papel de controle inflacionário. A Alemanha sempre se destacou por uma gestão muito eficiente da sua taxa de juros, de modo que poucas vezes, desde a sua fundação, esteve nos noticiários por conta de problemas da categoria.

Atuação recente do Deutsche Bundesbank também recebe elogios

Vale destacar ainda o papel importante durante a Crise de 2008, extremamente prejudicial ao sistema financeiro global. O Deutsche Bundesbank deu seu apoio aos bancos locais, garantindo que pudessem enfrentar o período desafiador.

Por fim, o Deutsche Bundesbank também exerceu uma ótima função dentro do sistema financeiro alemão e europeu durante a pandemia da COVID-19, que impactou diretamente todos os países do mundo.

Todo esse histórico pesa positivamente a favor do Deutsche Bundesbank, considerado um modelo de referência para muitos outros bancos centrais do planeta.

Termo do dia

Rebranding

O que é Rebranding? O rebranding corresponde a um processo de renovação, onde uma marca passa por transformações a fim de se adequar a um novo…