Desenvolvimentismo
O que é desenvolvimentismo?
Desenvolvimentismo é uma teoria econômica que afirma que a melhor maneira de as economias menos desenvolvidas prosperarem é por meio do fortalecimento do mercado interno e da imposição de altas tarifas sobre produtos importados.
Esse modelo econômico surgiu como forma solucionar os problemas que surgiram devido à Grande Depressão do início da década de 30 e está ligado às ideias originadas do Keynesianismo, que defendia uma forte participação do governo na economia dos países.
Centrada no crescimento econômico e na industrialização, o desenvolvimentismo visa investir fortemente em projetos de infraestrutura.
Qual foi o apogeu do desenvolvimentismo?
O desenvolvimentismo conheceu seu apogeu após a Segunda Grande Guerra. Nesse período, diversos países da América Latina investiram na implantação da indústria pesada e na infraestrutura urbana para garantir o seu crescimento.
Como política econômica, o desenvolvimentismo é visto como um projeto capaz de modernizar um país e torná-lo mais competitivo frente ao panorama mundial. Assim, a industrialização surge com o objetivo de integrar todo o território e aumentar a oferta de mão-de-obra nos mais diversos setores. Além disso, esse plano econômico investe em novas tecnologias e soluções modernas para a construção de malhas urbanas.
Pode-se dizer que o desenvolvimentismo vislumbra a criação de uma sociedade democrática aperfeiçoada, o que garante o desenvolvimento de todo o país.
Quais são as ideias básicas dessa teoria econômica?
Quatro fundamentos principais guiam essa teoria econômica:
- Primeiro princípio: O desempenho econômico é fundamental para a legitimidade de um país. Os desenvolvimentistas argumentam que o crescimento e o desenvolvimento do bem-estar dos cidadãos podem fazer com que a população apoie o regime que ocupa o poder;
- Segundo princípio: Visa fazer com que a população entenda os riscos associados ao desenvolvimento capitalista desenfreado e busca combinar a vontade dos governantes com a da população em prol do interesse nacional;
- Terceiro princípio: Prega que os burocratas estatais e os políticos devem agir de forma independente para que a reconstrução do país seja bem-sucedida. Essa separação é essencial para equilibrar as necessidades de cada território com a de seus vizinhos;
- Quarto princípio: A ideia de que o capitalismo é fundamental para garantir o avanço da economia internacional é o último princípio. Os recursos obtidos com a participação ativa de uma nação em assuntos internacionais garante que o país não será explorado e consiga operar de forma a lucrar com parcerias internacionais.
Como ocorreu o desenvolvimentismo no Brasil?
No Brasil, o desenvolvimentismo está intimamente ligado às teorias da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe) criada em 1948 com o objetivo de promover políticas de integração econômica entre os participantes do bloco.
O projeto teve grande destaque no país durante os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, que presidiu o país na década de 1950.
Para garantir o desenvolvimento do território, os defensores dessa política econômica, que eram considerados herdeiros dos positivistas, mesclavam a essa teoria novas ideologias econômicas. Essa contraelite dirigente apostava na autoestima nacional para garantir a transformação de toda a sociedade.
Nesse cenário, o estado ocupava a função de líder e era responsável por implementar políticas capazes de promover o desenvolvimento do país, mesmo que isso não levasse em conta todos os setores sociais e econômicos.
Embora não tenha conseguido mudar a estrutura dominante, o modelo desenvolvimentista foi capaz implementar uma forte política desenvolvimentista. A CEPAL idealizou uma política que se mostrou eficiente em vários países da América Latina.
O brasileiro Celso Furtado teve grande destaque junto a essa organização e em parceria com o BNDES traçou um plano geral para o desenvolvimento do Brasil. As ideias ganharam grande destaque e foram amplamente aceitas por várias autoridades que ocupavam cargos políticos em diversas setores do país.