Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Debêntures Permutáveis

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/04/2020 às 21:00 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são debêntures permutáveis?

Para falar sobre debêntures permutáveis, nós precisamos primeiro lembrar o conceito de debêntures — que nada mais são do que títulos de dívida emitidos por empresas do setor privado.

Se você nunca viu esse conceito antes, vamos torná-lo mais acessível. Imagine que você precisa de dinheiro emprestado. O que fazer nessa hora? Você pode pedir a algum familiar, verificar suas reservas financeiras ou... pedir um empréstimo ao banco.

Quando essa última opção for escolhida, o capital não é cedido de maneira gratuita, certo? Você, ao devolver o dinheiro para o seu banco em data futura, precisará arcar com a cobrança de juros. E tanto o governo, como outras empresas, podem seguir esse mesmo caminho.

Por que empresas emitem debêntures?

Assim como você, as empresas podem precisar de recursos financeiros, isto é, de dinheiro. Isso acontece para pagamento de dívidas, iniciar um novo projeto ou mesmo para reforçar sua estrutura de caixa.

Sendo assim, elas podem emitir seus títulos de dívida, permitindo aos mais diversos investidores que emprestem seu capital em troca de uma remuneração futura. E uma das formas de fazê-lo é por meio da emissão de debêntures.

Vale destacar ainda que as debêntures são emitidas apenas por empresas privadas. No caso do governo, a emissão de títulos é feita pelo Tesouro Nacional via plataforma do Tesouro Direto, onde qualquer pessoa pode emprestar dinheiro ao país.

Um ponto importante é que, na enorme maioria das vezes, investir em empresas representa um risco muito maior do que ceder seu capital para o governo. Sendo assim, as debêntures costumam apresentar uma remuneração mais atrativa.

Como funcionam as debêntures permutáveis?

Apesar de ter um funcionamento relativamente simples, existem diferentes tipos de remuneração dos juros nas debêntures — e um investidor deve estar ciente das regras antes mesmo de realizar qualquer tipo de aporte.

Basicamente, existem três tipos mais comuns no Mercado Financeiro. São elas:

  • Debêntures simples: é o modelo mais simples dos títulos de dívida privados, oferecendo como remuneração apenas os juros acordados no ato do empréstimo. Não há outro tipo de benefício.
  • Debêntures conversíveis: são debêntures que permitem a conversão do capital a ser remunerado para o investidor em ações da companhia emissora. Se você gosta da empresa na qual está investindo, essa é uma oportunidade de tornar-se acionista da companhia.
  • Debêntures permutáveis: por fim, as debêntures permutáveis são parecidas com as debêntures conversíveis, com a diferença de que você pode convertê-las também em ações de outras empresas — e não necessariamente da companhia emissora da dívida.

Ou seja, existem diferentes benefícios que podem ser obtidos com o investimentos em empresas privadas, sendo o principal dele a conversão do valor a ser remunerado em ações. E, no caso das debêntures permutáveis, esse pode vir a ser um excelente investimento em negócios rentáveis para o longo prazo.

Quais as vantagens e riscos das debêntures permutáveis?

As debêntures permutáveis oferecem uma grande vantagem aos seus investidores na medida em que podem ser convertidas em ações de diferentes companhias — e o benefício não se limita ao negócio que emitiu a dívida.

No restante, acaba por ser uma debênture assim como os outros tipos que mencionamos neste texto. Ou seja, você tem a oportunidade de encontrar melhores rentabilidades do que em títulos públicos, mas isso também se converte em maior risco.

O principal risco é de crédito. As chances de calote de uma empresa privada superam com folga a possibilidade de não receber do governo, ao menos no Brasil. Além disso, não há proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o qual é aplicável apenas aos produtos bancários.

De qualquer forma, é mais uma oportunidade de diversificação, investindo seu dinheiro em taxas atrativas e que, no caso das debêntures permutáveis, permitem a conversão em ações de boas companhias listadas na Bolsa de Valores.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados