Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

David Card: saiba quem é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/10/2022 às 12:45 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Quem é David Card?

David Card é um economista do trabalho canadense-americano e professor de Economia na Universidade da Califórnia. Nascido em 1956, recebeu diversos prêmios durante a sua trajetória de pesquisas acadêmicas, como a Medalha Frisch em 2008.

Uma pesquisa feita em 2011 com professores de Economia nomeou David Card como o 5º economista favorito com idade inferior a 60 anos. Junto com N. Gregory Mankiw, foi eleito vice-presidente da American Economic Association em 2014.

A carreira de David Card tem sido brilhante e as suas contribuições em pesquisas é inestimável. Prova disso é que em 2021 ele foi o vencedor do Prêmio Nobel de Economia junto com Guido Imbens e Joshua Angrist.

Qual é a trajetória pessoal e acadêmica de David Card?

David nasceu na cidade de Guelph, em Ontário no Canadá, e seus pais eram produtores de leite. Card recebeu seu diploma de bacharelado em Artes pela Queen’s University no ano de 1978 e seu Ph.D em Economia foi concedido a ele em 1983 pela Princeton University. Esse marco aconteceu após a conclusão da sua dissertação de doutorado com o título “Indexação em contratos de trabalho de longo prazo” com a orientação de Orley Ashenfelter.

Card começou a sua carreira na Escola de Graduação em Negócios da Universidade de Chicago. Lá, foi professor assistente de Economia Empresarial por 2 anos e fez parte do corpo docente da Universidade de Princeton entre 1983 e 1997 antes de se mudar para Berkeley.

Entre 1990 e 1991, David Card atuou como editor associado do Jounal of Labor Economics. De 1993 a 1997, foi coeditor da Econometrica e de 2002 a 2005 participou da The American Economic Review no cargo também no cargo de coeditor.

Quais são os destaques do trabalho acadêmico de David Card?

No início dos anos 1990, David Card recebeu bastante atenção por conta da descoberta que fez junto a Alan B. Krueger, seu colega da Universidade de Princeton na época. Juntos, eles alegavam que o aumento do salário-mínimo em Nova Jersey, ao contrário das crenças amplamente aceitas pelos economistas naquele tempo, não resultou na redução de empregos em empresas de fast food no estado.

Mesmo que toda a metodologia e a sua alegação tenham sido contestada, os estudos feitos posteriormente tenderam a confirmar as descobertas de Krueger e Card. Muitos economistas — entre eles Paul Krugman e Joseph Stiglitz — passaram a aceitar essa teoria.

David Card também fez diversas contribuições para pesquisas sobre educação, imigração, desigualdade social e treinamento para o trabalho. Muito do seu trabalho, aliás, se concentra na comparação entre o Canadá e os Estados Unidos em diversas situações. Sobre a imigração, por exemplo, a pesquisa de David mostrou que o impacto econômico de novos imigrantes em um país é mínimo.

Um fato curioso sobre Card é que, apesar de fazer pesquisas com fortes implicações políticas, ele não assume uma posição sobre essas questões ou faz qualquer sugestão publicamente. No entanto, o seu trabalho é constantemente citado em apoio à legislação de salário-mínimo e em apoio ao aumento da imigração.

Quais prêmios foram concedidos a David Card até agora?

Já no ano de 1995, David recebeu a medalha John Bates Clark, que era concedida a economistas americanos com menos de 40 anos que faziam a contribuição mais significativa para o conhecimento econômico. Na ocasião, a honra foi concedida pelo seu trabalho relacionado ao salário-mínimo.

Entre diversos prêmios e honrarias importantes, em 2014 recebeu, junto com Richard Blundell, o Prêmio Fronteiras do Conhecimento da Fundação BBVA na categoria Economia, Finanças e Gestão. O prêmio foi concedido por conta das suas contribuições significativas para a microeconomia empírica.

Já no ano de 2021, David Card foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Nobel de Economia junto com seus colegas Joshua Angrist e Guido Imbens pelas suas contribuições empíricas para a economia do trabalho.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados