Última modificação em 4 de maio de 2021

O que é database marketing?

O database marketing, também conhecido como marketing de banco de dados, é um termo que faz referência a estratégias que identificam informações relevantes sobre os consumidores de um serviço e todos os seus padrões de comportamento de compra.

Com essa ferramenta, é possível gerar poderosos insights de marketing. Além disso, quem se utiliza dela pode segmentar e personalizar a entrega para que as estratégias se tornem cada vez mais eficientes e, com isso, alavancar os resultados das empresas.

Como o database marketing funciona?

O principal objetivo do database marketing é compilar dados recebidos e, depois, transformar todos eles em informações relevantes que gerem as ações mais certas para alavancar as vendas de um negócio.

Muitas empresas utilizam essa estratégia com o objetivo de refinar suas campanhas de marketing direto. Entre elas, estão as fornecedoras de tecnologia, de serviços de internet, bancos e instituições financeiras. Ela é particularmente útil para grandes e médias corporações que contam com grandes bases de clientes que apresentam quantidades de dados muito grandes.

O database marketing analisa os perfis de clientes e os categoriza com base nas suas características demográficas, de atuação e de negócios. Esse esforço permite que empresas direcionem seus esforços de forma correta para seus prospects e clientes. Um banco de dados organizado e atualizado é o principal agente de sucesso nas ações dessa estratégia.

Quais são os tipos de database marketing?

Atualmente, existem dois tipos de database marketing: o de dados do consumidor e os de dados empresariais. O primeiro é voltado para empresas e negócios que vendem diretamente aos consumidores ou usuários. Geralmente, as estratégias utilizadas são concursos culturais, códigos de desconto para primeiras compras e registro de conta durante um checkout ou brindes.

As principais informações que as empresas procuram adquirir incluem nome completo, endereço de e-mail, número de telefone e dados de localização. Com o auxílio de fontes de dados de terceiros, outros atributos — como renda e tamanho da família — podem ser anexados aos arquivos dos usuários e clientes. Uma vez que essa base é construída, é possível enviar ofertas e promoções personalizadas para os cadastrados por mídias sociais, mala direta e e-mail.

Já o marketing de banco de dados de negócios é voltado para as empresas e negócios que vendem diretamente para outras empresas. Os principais métodos de coleta de dados nessa especialidade incluem os registros de eventos, registros de webinars, ofertas de avaliação gratuitas, download de whitepapers, entre outros.

Esse tipo de banco de dados, geralmente é menor que o voltado para os consumidores finais porque o objetivo são as contas-alvo de alto valor e não uma grande quantidade de pessoas. Outro nome pelo qual essa estratégia é conhecida é “marketing baseado em conta”. As informações mais interessantes, nesse caso, são endereços de e-mails corporativos, cargos, tamanho da empresa, quantidade de colaboradores, receita anual estimada e perfis do LinkedIn.

Como construir um database marketing?

Para construir um database marketing eficiente é preciso, primeiramente seguir alguns passos. O primeiro é desenvolver artigos de liderança sobre os tópicos do setor financeiro e econômico e oferecer conteúdo fechado, ou aquele que só pode ser acessado ao fornecer informações de contato.

Outro passo é oferecer avaliações gratuitas para acessas os recursos de um serviço e, em seguida, promovê-lo com anúncios. Coletar informações do cliente durante a finalização de uma compra também é uma boa estratégia para construir um database marketing eficiente.

Coletar os dados do visitante de um site por meio de cookies também funciona bastante para essa estratégia. Por fim, é possível criar um chatbot em uma página de negócios para construir listas de assinantes. Aqui, é preciso frisar que todas essas opções funcionam, mas é necessário utilizá-las com sabedoria.

Termo do dia

NCG – Necessidade de Capital de Giro

O que é NCG – Necessidade de Capital de Giro? A NCG – Necessidade de Capital de Giro – corresponde ao volume de recursos que determinada empresa precisa…