Custo de Produção

Última modificação em 14 de Julho de 2020 às 04:34

O que é Custo de Produção?

Uma empresa que não sabe o quanto gasta nem investe para poder vender, está vivendo sem propósito e pode estar com os dias contados. O custo de produção é fundamental para estudar a viabilidade, adesão e lucro de um negócio.

O custo de produção compreende todo o dinheiro usado para produzir e preparar a mercadoria ou serviço a ser oferecido. Esse valor envolve a aquisição de bens e prestação de serviços para que seu negócio exista.

Para que serve o custo de produção

Sua principal finalidade é analisar os investimentos da empresa com o foco em potencializar os ganhos.

A análise do custo de produção é importante para mostrar diferentes aspectos, como:

  • Comparar o custo de produção com a receita bruta e líquida e se ela é saudável para manter o negócio no longo prazo;
  • Precificar o produto ou serviço;
  • Indicar desperdício de dinheiro em alguma etapa da produção;
  • Verificar como otimizar o custo de produção para aumentar o lucro;
  • Identificar bens ou serviços utilizados que possam ter valor negociado ou substituídos por fornecedores com preços mais atrativos, mas que não afetem a qualidade do seu negócio;
  • Manter a competitividade no mercado;
  • Estudar a sustentabilidade da empresa, não apenas em termos de economia, mas de uso consciente de matéria-prima, ter parceiros com o mesmo propósito e que possa agregar valor ao produto ou serviço.

Como calcular o custo de produção

O cálculo envolve a análise de diferentes categorias do custo de produção. Eles se dividem inicialmente em:

Custos diretos

É a matéria-prima utilizada para a produção do item, mão de obra usada para o preparo e o preço da hora de produção. Ele envolve:

  • Mão de obra: salário bruto dos colaboradores, encargos, uniformes, etc.
  • Material: custo da matéria-prima, peças, frete, impostos, seguro, embalagem.

Custos indiretos

Já os custos indiretos ou gerais podem ser rateados em toda a cadeia produtiva, inclusive de outros itens. É o caso da compra ou aluguel e manutenção de equipamentos, energia elétrica, mão de obra terceirizada, água e demais itens que são indiretamente necessários para a produção de uma mercadoria ou preparo de um serviço.

Cálculo

O cálculo do custo de produção requer um controle da produtividade da empresa. Para o caso de uma fábrica, por exemplo, a análise envolve o custo unitário de cada peça adquirida, quantas delas são usadas por ordem de produção e quantas peças foram produzidas dentro de determinado período de tempo. Dessa forma, será possível calcular o custo de produção de cada produto.

Basicamente, o custo é a soma dos valores utilizados durante o mês para se chegar ao produto final. Para se chegar ao custo de produção, é preciso somar os custos diretos e indiretos. Há programas de gestão que oferecem esse cálculo com mais detalhes e variáveis que ajudam no acompanhamento do custo de produção.

Existem ainda outras variações de custos, como:

  • Custo variável: são os custos que oscilam conforme quantidade de itens produzidos;
  • Custo fixo: envolve gastos gerais da empresa e que são fixos independentemente da quantidade produzida, como aluguel, por exemplo;
  • Custo total: é a soma dos custos fixos e variáveis;
  • Custo de oportunidade: o custo para uma empresa atender a um segmento específico do mercado.
Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo